O FC Porto perdeu esta quinta-feira em Glasgow com o Rangers, por 2-0, e caiu para o último lugar do grupo G da Liga Europa. Ainda assim, tendo em conta o empate (1-1) entre Feyenoord e Young Boys no outro jogo, a equipa de Sérgio Conceição continua a depender de si para chegar aos 16 avos de final, sendo que ainda pode terminar em primeiro no grupo.

Neste momento, o emblema 'azul e branco' tem apenas quatro pontos somados, os mesmos que o Feyenoord (3.º, com quem perdeu na Holanda), mas encontra-se somente a três pontos de Rangers (2.º) e Young Boys (1.º).

Caso os 'dragões' vençam os dois jogos que faltam, contra Young Boys, na Suíça, Feyenoord, no Dragão, garantem a presença nos 16 avos de final, com 10 pontos. Se assim for, a equipa de Sérgio Conceição atinge uma espécie de salvaguarda. Mesmo no cenário de terminar com os mesmos 10 de Young Boys e Rangers, os portistas terão no desempate sete pontos, os mesmos dos escoceses e mais um do que os suíços. Será então a melhor diferença de golos nos jogos entre si a decidir quem ficaria em primeiro.

Por outro lado, se os 'azuis e brancos' perderem na Suíça frente ao Young Boys, na próxima jornada, e se o Rangers vencer o Feyenoord, ficam eliminados.

Em caso de empate frente ao campeão helvético, o FC Porto deixa de depender apenas de si e precisa de esperar que o Rangers derrote os suíços na última ronda, estando ainda obrigado a vencer o Feyenoord. A concretizar-se este cenário, os portistas passariam devido à vantagem no confronto direto.

De referir que existe a possibilidade de todas as equipas entrarem para a última ronda com 7 pontos. Nesse caso, se o FC Porto ganhar ao Feyenoord e o Young Boys bater o Rangers, os dragões passam em primeiro, devido à vantagem no confronto direto com os suíços.

Classificação do grupo G à 5.ª jornada:

1.º Young Boys, 7 pontos
2.º Glasgow Rangers, 7
3.º Feyenoord, 4
4.º FC Porto, 4

Recorde-se que nas últimas duas temporadas, com Sérgio Conceição no comando técnico, o FC Porto garantiu sempre a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões - em 2017/18 foi eliminado pelo Liverpool nos 'oitavos' e em 2018/19 caiu nos quartos de final também frente aos 'reds'.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.