O percurso europeu do próximo adversário do Sporting na Liga Europa começou esta época curiosamente na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões frente ao Steaua de Bucareste, a equipa romena que os 'leões' de Jorge Jesus venceram no playoff da 'Champions'.

Os atuais líderes do campeonato checo foram afastados do 'playoff' de acesso à Liga dos Campeões pelo Steaua de Bucareste depois de uma pesada derrota em casa por 4-1 no jogo da segunda mão. O Viktoria Plzen tinha obtido um empate a 2-2 na Roménia, mas em casa não conseguiu segurar a vantagem e acabou relegado para o 'playoff' de acesso da Liga Europa onde defrontou os cipriotas do AEK Larnaca. O triunfo por 3-1 em casa no jogo da primeira mão abriu boas perspectivas para a deslocação ao Chipre e um empate a 0-0 carimbou o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa.

Depois de garantir o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, o Viktoria Plzen deu seguimento ao seu percurso vitorioso no campeonato checo onde já seguia com uma série de seis vitórias consecutivas. No Grupo G da Liga Europa, o Viktoria Plzen 'reencontrou' o Steaua de Bucareste e logo na primeira jornada perdeu por 3-0 na deslocação à Roménia. Seguiu-se depois uma receção aos israelitas do Hapoel Be´er Sheva e o primeiro triunfo na fase de grupos, por 3-0. A nível interno, o Viktoria Plzen mantinha um percurso triunfante no campeonato com uma série de 10 triunfos consecutivos e o apuramento para os oitavos de final da Taça da República Checa com um triunfo por 4-1 diante do SFC Opava.

Na 3ª jornada do Grupo G, o Viktoria Plzen deslocou-se a Lugano, na Suíça, onde voltaria a perder nas competições europeias por 3-2. Nas competições internas, os vice-campeões checos iam mantendo um percurso imaculado só com vitórias e no jogo da 4ª jornada do Grupo G recebeu e venceu o Lugano por 4-1 antes da receção ao campeão em título Sparta de Praga.

No jogo grande da 13ª jornada do campeonato checo, um golo solitário de Daniel Kolár aos 78' minutos resolveu a partida e cimentou a liderança do Viktoria Plzen. No entanto, cinco dias depois do triunfo diante dos campeões em título, a equipa comandada por Pavel Vrba foi eliminada em casa da Taça da República Checa pelo FC Slovácko. O Viktoria Plzen esteve a vencer por 2-1, mas um golo aos 63' minutos de Sadilek Lukas atirou o jogo para prolongamento onde um golo de Hofmann Stanislav, aos 110' minutos, ditou a primeira derrota do Viktoria Plzen nas competições internas.

Apesar da eliminação da Taça da República Checa, o Viktoria Plzen acabaria por 'vingar-se' do FC Slovácko oito dias depois no campeonato checo com uma goleada na casa do seu 'algoz' por 4-1. Na fase de grupos da Liga Europa, o Viktoria Plzen acabaria por terminar no primeiro lugar do Grupo G depois de vencer o Steaua de Bucareste por 2-0 e o Hapoel Be´er Sheva, em Israel, pelo mesmo resultado.

No campeonto checo, o Viktoria Plzen ia mantendo também a liderança isolada com uma série impressionante de 14 vitórias consecutivas, que só seria interrompida à 15ª jornada com um empate na deslocação ao reduto do Teplice após o triunfo sobre o Hapoel Be´er Sheva no último jogo da fase de grupos da Liga Europa.

Nos 16avos de final o sorteio determinou um confronto entre Partizan Belgrado e Viktoria Plzen. Na deslocação à Sérvia, a formação checa garantiu um empate ao cair do pano por intermédio de Radim Řezník aos 81' minutos. No jogo da segunda mão, o Viktoria Plzen confirmou o apuramento para os oitavos de final com uma vitória por 2-0. Segue-se agora uma deslocação a Alvalade no próximo dia 8 de março a contar para o jogo da primeira mão dos oitavos de final.