O Sporting de Braga vai defrontar os dois rivais da capital italiana Roma e Lazio na fase regular da Liga Europa de futebol e também os gregos do Olympiacos, equipa que Carlos Carvalhal treinou recentemente.

Com oito jogos garantidos, quatro em casa e quatro fora, os minhotos vão defrontar os italianos da Roma (fora) e da Lazio (casa), os israelitas do Maccabi Tel-Aviv (casa), os gregos do Olympiacos (fora), os noruegueses do Bodo/Glimt (casa), os belgas do Union Saint-Gilloise (fora), os alemães do Hoffenheim (casa) e os suecos do Elfsborg (fora).

As equipas teoricamente mais fortes serão Roma, Lazio e Olympiacos, fator eventualmente ‘agravado’ por dois desses jogos serem no reduto do adversário e só receber a Lazio.

A Roma, treinada pelo antigo médio da equipa Daniele De Rossi e por onde passaram recentemente José Mourinho e o guarda-redes internacional português Rui Patrício, começou mal o campeonato, com um empate e uma derrota nas duas primeiras jornadas. Paredes, Pellegrini, Dybala e Abraham são alguns dos seus destaques, além de Svilar ou Cristante, que tiveram passagens pelo Benfica.

Já a rival Lazio, equipa na qual alinha Nuno Tavares (emprestado pelo Arsenal) tem em Hysaj, Romagnoli, Gendouzi e Zaccagni valores seguros, contando ainda com o avançado veterano internacional espanhol Pedro Rodríguez.

O Sporting de Braga desloca-se ao terreno dos gregos do Olympiacos, onde vai reencontrar o seu antigo jogador David Carmo, sendo que é uma equipa que foi recentemente orientada pelo atual treinador dos minhotos, Carlos Carvalhal, que deixou o clube helénico em fevereiro.

Com uma ‘marca’ portuguesa bem vincada nos últimos anos, o clube do Pireu, que venceu, na última época, a Liga Conferência, conta nas suas fileiras com os também lusos Rúben Vezo, Costinha, Chiquinho e Gelson Martins e o também ex-benfiquista Yaremchuk.

Em casa, os bracarenses vão receber o Macabi Telavive, campeão israelita na época passada, o Bodo/Glimt, que lidera destacado o campeonato norueguês, e o Hoffenheim, sétimo na Bundesliga em 2023/24 e no qual alinha o lateral-esquerdo polaco Jurásek, emprestado pelo Benfica.

Após se terem encontrado há duas épocas, também na Liga Europa, Sporting de Braga e Union Saint-Gilloise voltam a defrontar-se. Em 2022/23, num Grupo D que venceram, os belgas ganharam em Braga por 2-1 e, no seu terreno, registou-se um empate a três bolas.

O Elfsborg também é um velho conhecido dos bracarenses, tendo eliminado o Sporting de Braga de Domingos Paciência na fase preliminar da Liga Europa em 2009/10, com vitórias nos dois jogos. Já com 20 jornadas realizadas, o Elfsborg é o atual quinto classificado da liga sueca.

Numa liga de 36 equipas, os primeiros oito apurar-se-ão automaticamente para os oitavos de final, enquanto os posicionados entre os nono e 24.º postos disputarão um play-off, a duas mãos, para definir as restantes oito formações que seguem para os ‘oitavos’.

Já os 12 clubes que terminarem da 25.ª posição para baixo serão automaticamente eliminados.