O Sporting de Braga vai defrontar os dois rivais da capital italiana Roma e Lazio na fase regular da Liga Europa de futebol e também os gregos do Olympiacos, equipa que Carlos Carvalhal treinou recentemente.
Com oito jogos garantidos, quatro em casa e quatro fora, os minhotos vão defrontar os italianos da Roma (fora) e da Lazio (casa), os israelitas do Maccabi Tel-Aviv (casa), os gregos do Olympiacos (fora), os noruegueses do Bodo/Glimt (casa), os belgas do Union Saint-Gilloise (fora), os alemães do Hoffenheim (casa) e os suecos do Elfsborg (fora).
As equipas teoricamente mais fortes serão Roma, Lazio e Olympiacos, fator eventualmente ‘agravado’ por dois desses jogos serem no reduto do adversário e só receber a Lazio.
A Roma, treinada pelo antigo médio da equipa Daniele De Rossi e por onde passaram recentemente José Mourinho e o guarda-redes internacional português Rui Patrício, começou mal o campeonato, com um empate e uma derrota nas duas primeiras jornadas. Paredes, Pellegrini, Dybala e Abraham são alguns dos seus destaques, além de Svilar ou Cristante, que tiveram passagens pelo Benfica.
Já a rival Lazio, equipa na qual alinha Nuno Tavares (emprestado pelo Arsenal) tem em Hysaj, Romagnoli, Gendouzi e Zaccagni valores seguros, contando ainda com o avançado veterano internacional espanhol Pedro Rodríguez.
O Sporting de Braga desloca-se ao terreno dos gregos do Olympiacos, onde vai reencontrar o seu antigo jogador David Carmo, sendo que é uma equipa que foi recentemente orientada pelo atual treinador dos minhotos, Carlos Carvalhal, que deixou o clube helénico em fevereiro.
Com uma ‘marca’ portuguesa bem vincada nos últimos anos, o clube do Pireu, que venceu, na última época, a Liga Conferência, conta nas suas fileiras com os também lusos Rúben Vezo, Costinha, Chiquinho e Gelson Martins e o também ex-benfiquista Yaremchuk.
Em casa, os bracarenses vão receber o Macabi Telavive, campeão israelita na época passada, o Bodo/Glimt, que lidera destacado o campeonato norueguês, e o Hoffenheim, sétimo na Bundesliga em 2023/24 e no qual alinha o lateral-esquerdo polaco Jurásek, emprestado pelo Benfica.
Após se terem encontrado há duas épocas, também na Liga Europa, Sporting de Braga e Union Saint-Gilloise voltam a defrontar-se. Em 2022/23, num Grupo D que venceram, os belgas ganharam em Braga por 2-1 e, no seu terreno, registou-se um empate a três bolas.
O Elfsborg também é um velho conhecido dos bracarenses, tendo eliminado o Sporting de Braga de Domingos Paciência na fase preliminar da Liga Europa em 2009/10, com vitórias nos dois jogos. Já com 20 jornadas realizadas, o Elfsborg é o atual quinto classificado da liga sueca.
Numa liga de 36 equipas, os primeiros oito apurar-se-ão automaticamente para os oitavos de final, enquanto os posicionados entre os nono e 24.º postos disputarão um play-off, a duas mãos, para definir as restantes oito formações que seguem para os ‘oitavos’.
Já os 12 clubes que terminarem da 25.ª posição para baixo serão automaticamente eliminados.
Pergunta do Dia
Neste artigo
Em destaque
-
Arranque da I Liga 2024/25
Quem se destaca no início do Campeonato Nacional de Futebol? Como estão as equipas a preparar a época? -
Especial Jogos Olímpicos 2024
Todas as notícias e reportagens sobre os Jogos Olímpicos de Paris 2024, acompanhados aos minuto pela equipa do SAPO Desporto -
HenriCartoon
Ironia todos os dias.
Comentários