Os campeões europeus Benfica (dois títulos) e Liverpool (cinco) já construíram uma história europeia entre si, traçada em três eliminatórias da antiga Taça dos Campeões Europeus, favoráveis aos ingleses, e uma da Liga dos Campeões, com apuramento das "águias".

Foi nessa última vez, na época de 2005/2006, que o Benfica conseguiu pela primeira vez eliminar os ingleses, a quem apenas tinha vencido numa única ocasião (1-0 a 07 de novembro de 1984, na Luz), mas insuficiente para se apurar.

Já neste século, as duas equipas encontraram-se nos oitavos de final da "Champions" e os "encarnados" surpreenderam, ao vencer por 1-0 na Luz (golo de Luisão) e 2-0 em Anfield Road (Simão e Miccoli).

Desses jogos são poucos os jogadores que continuam nos dois plantéis, embora a equipa inglesa - que mantém o técnico espanhol Rafa Benitez - continue a contar com o guarda-redes Pep Reina, Jamie Carragher e o “capitão” Steven Gerrard.

Reina e Carragher foram mesmo titulares nos dois jogos, enquanto Gerrard foi suplente utilizado na Luz e titular apenas em Anfield Road.

Do lado do Benfica, Luisão continua a ser referência no eixo da defesa, numa equipa que tem muito pouco a ver com a que venceu e eliminou os ingleses nessa época e que era treinada pelo holandês Ronald Koeman.

Quim, que costuma dar lugar a Júlio César na baliza "encarnada" na Liga Europa, foi suplente de Moretto nesses jogos e Nuno Gomes, titular nos dois embates, é opção pouco utilizada pelo actual treinador do Benfica, Jorge Jesus.

De resto, o plantel das "águias" também mantém Mantorras, avançado angolano que nunca jogou esta temporada e foi suplente não utilizado no jogo do Estádio da Luz.

Entretanto, o Benfica ganhou novos jogadores e subiu a sua bitola, numa época em que tem estado muito acima das anteriores, com um plantel onde figuram Saviola, Cardozo, Ramires, Javi Garcia, Aimar ou David Luiz, entre outros.

No lado dos "reds", já sem Xabi Alonso ou Luis Garcia, mantém-se a referência Gerrard, e o plantel passou a contar com nomes como Fernando Torres, Dirk Kuyt, Javier Mascherano, Lucas ou Benayoun.

Os quartos de final entre Benfica e Liverpool estão agendados para 01 (na Luz) e 08 de Abril (Anfield Road).

O vencedor da eliminatória defrontará nas meias-finais a equipa vitoriosa da ronda entre Valência e Atlético Madrid.