Romelu Lukaku foi eleito Melhor Jogador da Liga Europa em 2019/2020. O avançado belga fez uma campanha fantástica na prova, ajudando o Inter Milão a chegar a final, perdida para os espanhóis do Sevilha.

Lukaku, de 27 anos, do Inter Milão, foi o mais votado pelos 48 treinadores das equipas que disputaram a fase de grupos e pelos 55 jornalistas da Imprensa Desportiva Europeia (EMS), tendo chegado à final da competição, ganha pelo Sevilha.

O belga participou em seis jogos, marcou sete golos e fez ainda duas assistências.

Lukaku bateu o português Bruno Fernandes e o argentino Banega, vencedor da prova pelo Sevilha. O belga sucede ao seu compatriota Eden Hazard, vencedor no ano passado.

A escolha foi feita por um júri composto pelos treinadores dos 48 clubes participantes na fase de grupos da época passada, juntamente com 55 jornalistas seleccionados pelo grupo European Sports Media (ESM), um de cada federação-membro da UEFA. Os membros do júri escolheram o seu top-3, atribuindo cinco pontos ao primeiro classificado, três pontos ao segundo e um ponto ao terceiro. Os treinadores não podiam votar em jogadores da sua própria equipa.

Banega, da equipa espanhola, chegou a este top-3 da Liga Europa com sete jogos disputados, enquanto Bruno Fernandes competiu na prova ao serviço do Sporting e, depois, do Manchester United, equipa eliminada nas meias-finais.

O médio internacional português acumulou dez jogos, marcou oito golos, três dos quais pelos ‘red devils’ e cinco pelos ‘leões’ e fez quatro assistências.

A UEFA distinguiu os melhores jogadores da Liga Europa também nas edições de 2018/19 (Eden Hazard), de 2017/18 (Antoine Griezmann) e de 2016/17 (Paul Pogba).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.