Sporting foi derrotado esta quinta-feira pelo Lokomotiv (1-3) em jogo da primeira jornada da Liga Europa. Samedov (2) e Niasse fizeram os golos da equipa forasteira. Montero marcou para os “leões”.

Com a saída de Carrillo da lista de convocados, o treinador Jorge Jesus mudou cinco jogadores em relação à última partida do campeonato. Fez sair Esgaio, Carrillo, Naldo, Ruiz e Slimani. Entraram para os seus lugares: Tobias Figueiredo, Gelson Martins, Carlos Mané, Téo eMontero. A equipa leonina apresentou-se em campo num 4-5-1, com Montero como principal referência na frente de ataque, e com Mané e Gelson soltos nas alas.

Embora os “leões” tenham tido sempre mais posse de bola, os russos foram sempre mais objetivos. Até foram os donos da casa os primeiros a criar perigo com um remate de Adrien, no entanto, cedo se deixaram enredar na teia montada pela equipa comandada por Igor Cherevchenko, que apostou em Manuel Fernandes no onze inicial, deixando o avançado Niasse sozinho na frente. O senegalês foi mesmo o protagonista do primeiro calafrio para os adeptos leoninos, com um remate de fora da área. Este sinal da equipa russa efetivou-se cinco minutos depois quando Samedov fez o primeiro da partida, depois de um primeiro remate de Niasse defendido por Patrício.

Os “leões” até ao intervalo tentaram responder à desvantagem, mas só conseguiram criar um lance de verdadeiro perigo num cabeceamento de Paulo Oliveira.

No segundo tempo, o Sporting entrou com vontade em querer inverter os acontecimentos, mas a etapa complementar acabou por ser um pesadelo ainda maior, quando nada o fazia prever, já que o Sporting chegou ao empate quase a abrir. Montero recebeu a bola dentro da área e disparou um míssil que só parou dentro das redes do Lokomotiv. Incapaz de colocar gelo na partida, os donos da casa só seguraram a vantagem durante seis minutos.Samedov sozinho e sem marcação fez o segundo da sua equipa e o segundo da conta pessoal.

Naturalmente insatisfeito com o curso dos acontecimentos, Jorge Jesus lançou Slimani e Ruiz para os lugares de Mané e Montero, mas quem voltou à carga foram os russos que estavam a conseguir explorar as debilidades defensivas da equipa leonina. A Lokomotiva russa mais parecia um TGV, já que de cada vez que se aproximava da área criava perigo. Aos 65 minutos, Niasse recebeu a bola dentro da área, passou por vários adversários e fez o terceiro golo dos forasteiros.

Os russos estavam mortíferos no contra-ataque, e só por ação de Rui Patrício o marcador não conheceu contornos de escândalo. O guardião português só com Niasse pela frente impediu o segundo golo do senegalês depois de um grande passe de calcanhar de Manuel Fernandes. O jogador português esteve em bom plano na partida.

Com pouca capacidade para segurar a bola, chocante foi a inoperância do Sporting no ataque, com os “leões” incapazes de criar perigo. Com muita posse, mas sem a objetividade devida. Com muito coração e com pouca cabeça.

Aos 83 minutos, com o regresso aos jogos com equipas russas também veio a polémica. Denisov colocou a mão à bola dentro da área. Grande penalidade claríssima que ficou por assinalar. Até ao fim, no último folgo, o Sporting ainda tentou reduzir, mas com pouca clarividência.

O Sporting voltou a sair derrotado por uma equipa russa, e ao que parece a malapata está para durar. No primeiro jogo depois de Carrillo ter sido afastado da equipa, os “leões” começaram com o pé esquerdo a participação na Liga Europa. Jogo para esquecer da equipa orientada por Jorge Jesus.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.