A equipa leonina venceu o Skenderbeu por 5-1, em encontro da terceira jornada do Grupo H da Liga Europa, que se disputou no Estádio de Alvalade. Os golos da vitória foram apontados por Aquilani (38'), Montero (41'), Matheus Pereira (64' e 77') e Tobias Figueiredo (69'). Jashanica (89') marcou para os albaneses.

Primeira parte

Num jogo de poupanças de parte a parte, devido aos compromissos do próximo fim de semana, o Sporting mostrou ter claramente uma segunda linha muito superior à do Skenderbeu.

Os leões assumiram o jogo desde o primeiro minuto, perante uma equipa albanesa que veio jogar claramente fechada no seu meio campo, procurando transições rápidas.

Até chegar ao golo, a equipa leonina dispôs das melhores oportunidades, com destaque para uma jogada aos 16 minutos em que Matheus Pereira isolou Montero, este passou pelo guarda-redes e a bola não entrou porque Vangjeli tirou-a sobre a linha de golo. Na sequência da jogada, André Martins atirou e Osmanli também evitou que esta entrasse.

Tudo ficou mais fácil com a expulsão de Salhi aos 23 minutos. O jogador do Skenderbeu viu o primeiro amarelo por protestos, e pouco depois meteu a mão na bola, o que lhe valeu a expulsão.

Mais tarde chegaram os golos leoninos, através de duas jogadas que espelharam a inexperiência a formação albanesa. Montero sofreu uma falta dentro da área aos 37 minutos, e Aquilani converteu o castigo máximo. Quatro minutos volvidos, nova falta dentro da área sobre o colombiano que, desta feita, agarrou na bola e converteu ele mesmo para o 2-0 na partida.

Segunda parte

Perante o que se viu nos primeiros 45 minutos, adivinhava-se que mais golos viriam a caminho e o Sporting não desiludiu. Diante de um Skenderbeu quase inofensivo e reduzido a dez elementos, o Sporting foi à procura da goleada e aí deu nas vistas o menino Matheus Pereira, que ontem tinha estado ao lado de Jorge Jesus na conferência de imprensa.

O avançado brasileiro aumentou o placard aos 64 minutos aproveitando um cruzamento de Jonathan Silva na esquerda, e uma má saída do guarda-redes Shehi.

Pouco depois, Montero dispõe de um livre na direita e marcou-o com a precisão de quem trazia a lição estudada. O colombiano viu o posicionamento de Tobias Figueiredo (69') e endereçou a bola para o sítio exato onde apareceu o central a cabecear para o 4-0.

Mas o melhor estava guardado para o fim, e Matheus Pereira, que já tinha bisado no jogo com o Vilafranquense, voltou a mostrar veia goleadora. Gelson, recém-entrado, tirou um cruzamento na direita e o luso-brasileiro, no lado contrário, apareceu a rematar de primeira e a fazer o golo mais bonito da noite.

Até final, o Skenderbeu deu um ar da sua graça e ainda chegou ao golo numa cabeçada de Jashanica (89')

Dias antes do dérbi com o Benfica e no jogo 100 nas competições europeias de Jorge Jesus, o Sporting não podia querer melhor tónico. Este resultado deixa os leões com quatro pontos no Grupo H, atrás de Lokomotiv (7 pts) e Besiktas (5 pts).