O ministro do Desporto da Turquia, Suat Kilic, garantiu hoje a segurança dos israelitas do Maccabi Telavive no jogo da próxima semana com o Besiktas, da primeira jornada da Liga Europa em futebol.

Kilic disse em conferência de imprensa que o jogo será disputado ao «mais alto nível turco de hospitalidade» e que os jogadores israelitas regressarão com «segurança» a casa.

O jogo do grupo E da Liga Europa surge num momento de tensão entre Turquia e Israel, depois da recusa israelita em pedir desculpa pela morte de nove ativistas turcos, que se preparavam para furar o bloqueio a Gaza.

O incidente data de maio de 2010, mas já esta semana o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou a “suspensão total” das relações militares e comerciais com Israel.

Israel chegou a expressar o lamento pela perda de vidas, mas recusou um pedido de desculpas, justificando as suas ações como um ato de autodefesa.

No plano desportivo, a Turquia já aumentou as medidas de seguranças em outros eventos, nomeadamente num torneio da Liga Europeia de Voleibol, em que fechou ao público o jogo entre turcos e israelitas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.