Jorge Jesus não acredita que o SL Benfica tenha assegurado a passagem às meias-finais da Liga Europa, depois de golear o PSV Eindhoven, por 4-1, na primeira mão dos quartos de final da competição.

«É verdade que o resultado do primeiro encontro nos dá alguma garantia mas também sabemos que esta equipa do PSV é muito mais forte do que aquela que foi a Lisboa»
, começou por explicar o técnico encarnado na conferência de imprensa de antevisão do encontro da segunda-mão.

Para Jorge Jesus, a equipa holandesa vai apresentar-se totalmente diferente daquela que se apresentou em Lisboa, há uma semana, e o técnico garantiu que os jogadores estão conscientes das dificuldades que vão ter no Philips Stadium.

«Normalmente é uma equipa que no seu estádio, ofensivamente, é muito forte e portanto nós estamos cientes e conscientes que durante o jogo de amanhã vai haver períodos em que vamos ter de saber sofrer e vamos ter de saber defender bem. Acredito que eles vão entrar com uma dupla de pontas de lança e que no corredor central vai ser uma equipa muito mais agressiva.»

Por isso mesmo, o SL Benfica vai apresentar-se no jogo da segunda-mão dos quartos-de-final com algumas «cautelas», avançou Jorge Jesus.

«Vai ser um Benfica com algumas cautelas posicionais, não mudando a sua ideia e o seu sistema de jogo. Basta nós modificarmos os posicionamentos de alguns jogadores para podemos ter um posicionamento mais defensivo mas nunca deixando de pensar naquilo onde o Benfica é forte, que é na sua qualidade ofensiva, na sua criatividade ofensiva e amanhã vamos fazê-lo contra o PSV como fizemos contra o Estugarda ou contra o PSG.»

Sobre a possibilidade de defrontar o FC Porto na final da Liga Europa, o técnico encarnado responde pragmaticamente lembrando que ainda falta ganhar ao PSV para o SL Benfica poder lutar por um lugar na final de Dublin nas meias-finais.

«Não pomos o problema assim. O futebol tem situações que me surpreendem todos os dias e ainda estamos muito longe da final e portanto temos que passar esta eliminatória, que é os quartos, para as meias-finais e ainda não ganhámos, nada está garantido.Temos um resultado que no primeiro jogo que nos dá alguma margem táctica, alguma margem até emocional para encararmos este jogo com mais confiança, não mais que isso, e portanto temos é de pensar amanhã em eliminar o PSV e depois é que vamos pensar nas outras situações que possam acontecer. Não é garantido que nem o Benfica nem o Porto possam ir à final antes de vencerem esta eliminatória e a outra.»

Questionado sobre o sucesso das equipas portuguesas nas competições europeias, Jorge Jesus indicou as estruturas dos clubes portugueses e a competência dos treinadores como principal razão para as excelentes campanhas de clubes como o FC Porto, SL Benfica e Sporting Braga na Liga Europa.

«Na minha opinião tem a ver com o trabalho a nível não só da competência dos treinadores portugueses como de todas as suas estruturas, neste caso as equipas onde estão inseridos. Porque nós conseguimos procurar jogadores por esse mundo fora que não são muito conhecidos e fazer deles jogadores com mais-valias que faz com que as equipas depois em Portugal criem um potencial forte para poder discutir com as melhores equipas que estão na Liga Europa.»

O SL Benfica deve apresentar-se na máxima força frente ao PSV, uma vez que o treinador encarnado decidiu poupar os habituais titulares frente à Naval 1.º Maio, no jogo da 26.ª jornada do campeonato nacional. Sobre as razões que levaram Jorge Jesus a abdicar de tantos jogadores frente à Naval, o próprio responde que é ganhar mais tempo de preparação dos jogos.

«Quando eu penso em não lançar a maioria dos jogadores que provavelmente amanhã estarão no jogo não é porque a equipa possa ficar mais fresca, é porque eu tenho mais dias para preparar a equipa. Como os jogadores não jogam, não precisam de recuperar, posso trabalhar em cima deles com mais facilidade e em cima do jogo. Portanto, esse é o grande motivo para ter poupado alguns jogadores, poder preparar melhor este jogo, mas também é óbvio que a equipa fica mais fresca.»

O SL Benfica defronta amanhã o PSV no Philips Stadium às 20h05.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.