O ex-futebolista Nené, uma das figuras do Benfica na única eliminatória frente ao Fenerbahçe, considera que os “encarnados” estão «em alta» e podem vencer no «ambiente infernal»de Istambul, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

Em entrevista ao site oficial da UEFA, o antigo internacional português recordou a primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1975/76, quando o Benfica eliminou o Fenerbahçe com goleada por 7-0 no Estádio da Luz, e mostrou-se confiante na passagem à final da edição deste ano da Liga Europa.

«O Benfica está em alta e, por aquilo que conheço do futebol turco, do Fenerbahçe e do momento do Benfica, pode ganhar em qualquer estádio, mesmo no ambiente infernal que vai encontrar no campo do adversário», afirmou Nené.

Há 38 anos, na noite de 17 de setembro, o avançado, que é recordista de jogos disputados com a camisola do Benfica em todas as provas com 802 aparições em quase duas décadas (entre 1968 e 1986), foi autor de um “hat-trick” na goleada por 7-0 ao Fenerbahçe, naquela que é até hoje a derrota mais pesada da equipa turca nas competições europeias.

«O Fenerbahçe tinha um treinador que era uma das grandes estrelas do Brasil, o Didi, que tinha sido bicampeão mundial como jogador em 1958 e 1962. Com a aproximação do jogo, ele fez umas declarações bombásticas a dizer que vinha ganhar ao Estádio da Luz ao Benfica. Nessa altura sabíamos quanto era poderoso o Benfica e se calhar isso serviu também um pouco de incentivo para nós podermos demonstrar a grandeza do clube», recordou.

Na segunda mão, o Benfica acabou por ser derrotado em Istambul, por 1-0, mas, mesmo assim, seguiu em frente na antiga Taça dos Campeões Europeus.

«Se ainda hoje dizem que o público turco é dos mais aficionados às suas equipas, já o era naquela altura. Sentimos um choque que foi difícil de digerir», explicou.

Agora, Nené espera que o desfecho da eliminatória seja novamente com vitória do Benfica, num embate que será mais equilibrado e imprevisível.

«Mesmo quando não joga bem, o Benfica tem vencido e vai continuar a ganhar. Tenho a certeza de que o jogo na Turquia vai ser muito difícil, mas atrevo-me a dizer que vai passar. Há um Benfica pré-disposto a lutar pelo resultado melhor, que será sempre a vitória. Atrevo-me a dizer que vai passar», concluiu.

A primeira mão está agendada para o dia 25 de abril, em Istambul, e o segundo jogo será a 2 de maio, no Estádio da Luz.