A Suécia, Noruega e Finlândia garantiram hoje um lugar extra na pré-eliminatória da Liga Europa de futebol de 2013/2014, por terem terminado nas três primeiras posições do ranking “fair-play” da UEFA.
A Suécia, primeira classificada, a Noruega, segunda, e a Finlândia, terceira, foram as mais votadas entre as 53 federações em competição. A Holanda, que tinha conseguido uma vaga extra em 2012/13, ficou-se pelo quarto lugar.
Portugal surge apenas no 23.º posto da hierarquia de “fair-play”.
Este “ranking” tem por base todos os jogos realizados pelos clubes e seleções nacionais da UEFA, disputados entre 01 de maio de 2012 e 30 de abril de 2013.
A avaliação do “fair-play” é feita pelos delegados da UEFA, com base em critérios como o jogo positivo, respeito pelos adversários e árbitros, comportamento do público e dos responsáveis das equipas, número de advertências e expulsões.
O emblema escolhido de cada federação será o que tenha obtido o melhor registo disciplinar no seu campeonato nacional. No caso de um clube já estar apurado para uma competição europeia, a vaga reverte para o segundo classificado, e assim sucessivamente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.