O FC Porto é líder incontestável na I Liga Portuguesa com 19 pontos em sete jornadas, tendo empatado apenas um encontro, em Guimarães, à sétima e última para já disputada.

Já os turcos do Besiktas, que este ano têm um diamante querido pelos adeptos chamado Ricardo Quaresma, encontra-se na sétima posição com 13 pontos em oito encontros realizados.

Na “Süper Lig 2010/11”, o Besiktas começou com uma vitória fora, em casa do Bucaspor por 0-1. Seguiram-se duas derrotas (em casa frente ao Istambul BB por 0-2 e uma mais pesada por 1-4 imposta pelo DC Karabukspor). Mas a equipa de Ricardo Quaresma e Guti não baixou a cabeça e, à quarta jornada, goleou em casa o Ankaragucu por 4-0. Depois chegou o empate com o Fenerbahce a um golo e a vitoria alcançada em casa ante o Antalyaspor.

Quaresma lesionou-se no encontro da Liga Europa e, desde que deixou de vestir a camisola dos “águias negras”,  o Besiktas não conseguiu vencer. Na sétima e oitava jornada da Liga turca, perderam por 1-0 (Trabzonspor) e 2-3 (Manisaspor).

A equipa de André Villas-Boas chega à Turquia com mais motivos para sorrir, além da conquista da Supertaça ao Benfica em Agosto, venceu todos os jogos da I Liga até à sexta jornada (0-1 à Naval, 3-0 ao Beira-Mar, 0-2 ao Rio Ave, 3-2 ao Sporting de Braga, 0-2 ao Nacional e 2-0 ao Olhanense). Até que à sétima jornada conheceu o sabor amargo do empate em casa do Vitória de Guimarães, à sétima jornada.

Na Liga Europa, ambas equipa têm tido bons desempenhos. O FC Porto venceu, em casa, o Rapid Viena por 4-0 e depois foi à Bulgária arrancar uma vitória magra por 0-1. Já o Besiktas começou por vencer em casa o CSKA Sófia por 1-0 e depois impôs-se em Viena por 1-2.

Até à terceira jornada, seis pontos unem as duas equipas no Grupo L da Liga Europa, mas na quinta-feira, a partir das 20 horas locais (18 horas em Portugal), e não se esperando um empate, ver-se-á qual das equipas consegue voar mais alto. Os Dragões ou as Águias negras? 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.