Joga-se esta quinta-feira a Jornada 5 da fase de grupos da edição 2020/21 da Liga Europa, com Benfica (recebe o Lech Poznan) e Sp.Braga (visita o AEK Athens) em ação. E as duas equipas portuguesas são duas das muitas que se pode juntar nesta ronda às quatro já apuradas para os 16 avos-de-final (Roma, Arsenal, Leicester e Hoffenheim).

O SAPO Desporto fez as contas e traz-lhe o ponto de situação dos grupos das duas equipas portuguesas e dos outros. Confira quem já está apurado, quem se pode apurar nesta ronda e quem já está fora da corrida.

Benfica apura-se se ganhar, mas empate pode chegar

No Grupo D, Rangers e Benfica surgem igualados no topo, com 8 pontos, mas o primeiro lugar é dos escoceses, que têm vantagem no confronto direto com as águias (em virtude do empate 3-3 na Luz, face ao empate 2-2 em Glasgow), com também Standard Liège e Lech Poznan empatados com 3 pontos.

O Benfica recebe precisamente o conjunto polaco e carimba o passaporte para os 16 avos-de-final se vencer. Porém, uma igualdade também pode chegar, desde que o Standard não consiga vencer na visita ao Rangers.

As contas para o primeiro lugar (que confere o estatuto de cabeça de série na ronda seguinte) são mais complicadas e o Benfica não o poderá garantir ainda nesta ronda. Para ficar à frente do conjunto escocês os 'encarnados' precisam de somar mais pontos do que a turma de Glasgow nos dois jogos ainda por disputar (na derradeira jornada, a 10 de dezembro, o Benfica viaja até Liège e o Rangers até Poznan).

Braga pode apurar-se com empate...se o Leicester ajudar

No Grupo G, o Braga encontra-se numa situação similar à do Benfica. Com uma vitória garante automaticamente o apuramento, mas pode até não ser preciso: se empatar em Atenas (o jogo começa às 17h55) e o Leicester (já apurado) não perder na visita ao Zorya Luhansk, o conjunto de Carlos Carvalhal também sela desde já a presença nos 16 avos de final.

Na classificação, recorde-se, o Leicester soma 10 pontos contra 7 do Braga, enquanto AEK e Zorya somam 3.

Quer isto dizer que o Leicester (que tem vantagem no confronto direto com o Braga) garantirá desde já o primeiro lugar no grupo se vencer na Ucrânia o Zorya, independentemente do resultado que os 'arsenalistas' consigam na Grécia. Na derradeira jornada o Braga vai receber o Zorya e o Leicester vai receber o AEK.

E os outros grupos? Mourinho e outros portugueses também à beira do apuramento

No Grupo A, a Roma já está apurada e basta-lhe um empate para vencer o grupo. A turma de Paulo Fonseca recebe o Young Boys, segundo classificado, que se apura se bater a Roma e o Cluj não levar a melhor sobre o CSKA no outro jogo do grupo, ou se empatar e o Cluj perder.

No Grupo B, o Arsenal já está apurado e será confirmado como vencedor do grupo se evitar a derrota frente ao Rapid ou mesmo se perder por 1-0 e o Molde não vencer o Dundalk, equipa que já esta fora da luta pelos 16 avos-de-final.

Quanto ao Grupo C, Slavia Praga e Leverkusen lideram com 9 pontos. O Slavia apura-se se não perder contra o Hapoel, enquanto o Leverkusen segue em frente se não for batido pelo Nice. Se o Slavia evitar a derrota ante o Hapoel, o Leverkusen apura-se mesmo que seja derrotado por uma margem até três golos. O Nice, de Rony Lopes, será eliminado se não for capaz de vencer o Leverkusen e o Hapoel ficará pelo caminho se não conseguir superiorizar-se ao Slavia.

No Grupo E, o Granada, onde alinham os portugueses Rui Silva, João Costa e Domingos Duarte, lidera isolado, e apura-se se evitar a derrota ante o PSV ou se o PAOK não conseguir vencer o Omonoia. Quanto ao O PSV, apura-se se vencer o Granada e o PAOK for derrotado pelo Omonoia. O PAOK, de Vieirinha, será eliminado se perder ante o Omonoia e o PSV bater o Granada. O Omonoia, onde também jogam dois portugueses, Kiko e Vítor Gomes, será eliminado a não ser que bata o PAOK e o PSV não triunfe ante o Granada.

No Grupo F, o Nápoles de Mário Rui, líder do grupo com 9 opntos, apura-se se bater o AZ e será mesmo confirmado como vencedor do grupo se vencer e a Real Sociedad não conseguir derrotar o Rijeka. Já a Real Sociedad apura-se se bater o Rijeka e o AZ perder ante o Nápoles. Também o AZ pode selar o apuramento nesta ronda, se bater o Nápoles e a Real Sociedad não levar a melhor sobre o Rijeka. Contudo, o conjunto holandês será eliminado se perder e a Real Sociedad vencer.

No Grupo H, o Lille passa se vencer o Sparta Praga ou se empatar e o Milan não bater o Celtic. O conjunto onde atuam Tiago Djaló, Renato Sanches e Xequa será confirmado como vencedor do agrupamento se vencer e o Milan não o conseguir fazer. Quanto ao Milan, de Rafael Leão e Diogo Dalot, apura-se se vencer o Celtic e o Sparta for derrotado pelo Lille.

No Grupo I, o Villarreal, líder destacado, passa se evitar a derrota frente ao Sivasspor ou se o Maccabi perder ante o Qarabağ. O Villarreal será confirmado como vencedor do grupo se triunfar ou se empatar e o Maccabi não vencer. O Maccabi apura-se se bater o Qarabağ e o Sivasspor perder ante o Villarreal.

No Grupo J, Tottenham de José Mourinho e Antuérpia lideram com 9 pontos, mais três do que o LASK, carrasco do Sporting no play-off. O Tottenham apura-se se não perder contra o LASK, enquanto o Antuérpia apura-se se evitar a derrota frente ao Ludogorets e o LASK não vencer o Tottenham, mesmo perdendo se Tottenham bater o LASK.

No Grupo K, o Dínamo Zagreb apura-se se bater o Feyenoord ou se empatar e o CSKA Moscovo não bater o Wolfsberg. O conjunto croata até pode perder contra o Feyenoord desde que o CSKA empate ante o Wolfsberg. O Dínamo será confirmado como vencedor do grupo se vencer ou se empatar por qualquer resultado que não um 0-0 e o outro jogo do grupo termine igualmente empatado. O Feyenoord apura-se se bater o Dínamo e o CSKA vencer o Wolfsberg.

Por fim, no Grupo L, o Hoffenheim já está apurado e será confirmado como vencedor do grupo se evitar a derrota frente ao Estrela Vermelha, que por sua vez se apura se evitar a derrota ante o Hoffenheim ou se o Slovan Liberec não bater o Gent.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.