Após a derrota do Sporting em Sófia, com o Levski (1-0), Portugal totaliza 42,596 pontos (somatório das últimas quatro épocas e da presente), enquanto a Rússia, que viu o Zenit triunfar no terreno do AEK de Atenas (3-0), colocou-se a pouco mais de cinco décimas (42,041).

Na véspera, a diferença rondava as nove décimas, depois de o FC Porto ter contribuído com um triunfo para as contas lusas, vencendo o CSKA de Sófia (3-1), enquanto o CSKA de Moscovo empatou no terreno do Sparta de Praga (1-1).

Já sem qualquer equipa na Liga dos Campeões, mas com quatro conjuntos cada ainda nos 16 avos de final da Liga Europa, Portugal e Rússia deverão manter luta acesa pela sexta posição do ‘ranking’, que assegura a presença de seis equipas nas competições europeias de 2012/13.

Aquele que o conseguir terá direito a colocar o campeão e o "vice" directamente na Liga dos Campeões e o terceiro classificado na terceira pré-eliminatória. O vencedor da taça e os quarto e quinto classificados apuram-se para a Liga Europa.

Nas contas da UEFA na presente época, Portugal leva vantagem sobre a Rússia, com 9,800 pontos de média, contra 8,250.

O FC Porto e o Sporting de Braga, com 13 pontos cada, deram até agora os melhores contributos para a posição portuguesa, enquanto o Zenit, que terminou a fase de grupos da Liga Europa só com vitórias (seis), deu 14,5 pontos à Rússia.

Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França ocupam as primeiras posições do "ranking".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.