O Borussia Dortmund, campeão europeu em 1996/97 e ‘vice’ em 2012/13, e o Liverpool, cinco vezes ‘rei’ da Europa, a última em 2004/05, são as equipas mais categorizadas da fase de grupos da Liga Europa em futebol.

Entre os 48 participantes, estão mais três vencedores da principal prova europeia, o Ajax, que somou o quarto e último já na ‘era Champions’ (1994/95), o Marselha (1992/93) e o Celtic (1966/67), mas o campeão até poderá vir da Liga dos Campeões.

Nos 16 avos de final, aos dois primeiros de cada um dos 12 agrupamentos juntam-se os terceiros colocados dos oito grupos da Liga dos Campeões, da qual saíram os vencedores da Liga Europa em 2009/10 (Atlético de Madrid) e 2012/13 (Chelsea).

Curiosamente, e além dos madrilenos (2009/10 e 2011/12) e dos londrinos (2012/13), também o FC Porto (2010/11) e o Sevilha (2013/14 e 2014/15), os outros vencedores da Liga Europa, vão disputar a fase de grupos da ‘Champions’.

Os clubes que disputaram a fase de grupos da Liga Europa têm, porém, a maioria dos títulos (quatro em seis), razão para as principais equipas acreditarem ainda mais, nomeadamente as mais categorizadas, como Borussia Dortmund ou Liverpool.

Os germânicos tiveram um início de 2014/15 horrível, mas, do último lugar, ainda recuperaram até aos lugares europeus da ‘Bundesliga’ e, na presente temporada, venceram os primeiros quatro jogos, com uns impressionantes 15-3 em golos.

Na fase de grupos, o ‘onze’ de Thomas Tuchel, sucessor do carismático Jürgen Klopp, está no Grupo C e não deverá ter problemas para superar PAOK, Krasnodar e Qabala.

Por seu lado, o Liverpool, que procura recuperar a sua grandeza europeia, não está a ter um arranque de ‘Premier League’ muito famoso, tendo sofrido duas derrotas nas primeiras cinco rondas, a segunda sábado, no reduto do Manchester United (3-1).

Com o belga Christian Benteke como grande arma, depois da saída de Raheem Sterling, os ‘reds’, de Brendan Rodgers, ‘lideram’ o Grupo B, com Rubin Kazan, Bordéus e Sion.

No que respeita aos outros campeões europeus, Ajax e Celtic ficaram no Grupo A e dificilmente passarão os dois, face à presença do Fenerbahçe, de Vítor Pereira, que lidera na Turquia, com Nani, Van Persie, Markovic, Raul Meireles, Bruno Alves ou Diego. O Molde é o outro ‘passageiro’.

Quanto ao Marselha, o primeiro vencedor da ‘era Champions’ (1992/93), está no Grupo F, que compartilha com Sporting de Braga, Slovan Liberec e Groningen.

Embora não tenham a ‘chancela’ de campeões da Europa, muitas outras equipas prometem chegar longe, casos de Nápoles (Grupo D), Villarreal (E), Lazio (G), a Fiorentina, de Paulo Sousa (I), Tottenham (J), Schalke 04 (K) e Athletic (L).

Quanto aos conjuntos lusos, o Sporting é o que tem potencial para ir mais longe, mas não se pode descuidar na luta pelo apuramento, face à presença, no Grupo H, de dois conjuntos de qualidade, o Besiktas e o Lokomotiv Moscovo.