O arranque português nas competições europeias de futebol que agora se iniciam dá-se hoje com o Rio Ave, que joga na Polónia para a segunda eliminatória de acesso à Liga Europa.

A terceira participação europeia no historial dos vila-condenses (que só se concretiza face à impossibilidade burocrática do Desportivo das Aves, vencedor da Taça) começa contra o Jagiellonia Bialystok, inesperado vice-campeão do seu país na época passada.

O Rio Ave, quinto classificado na última época, estreia a nível oficial José Gomes, que rendeu como treinador Miguel Cardoso, após este rumar para o futebol francês, para comandar o Nantes.

A equipa tem muitas diferenças face à de 2017/2018, registando-se uma considerável renovação, com entradas para suprir as saídas de jogadores chave como Cássio, Marcelo, Lionn, Yuri Ribeiro, Pelé, Francisco Geraldes ou Guedes.

Mesmo sem contratações sonantes, destaque para a chegada do defesa internacional angolano Jonathan Buatu, do lateral-esquerdo Afonso Figueiredo, que regressa a Portugal depois de uma experiência no Rennes, de França, e do ponta de lança Bruno Moreira, que na época passada alinhou no Paços de Ferreira.

O jogo de Bialystok - a maior cidade do nordeste da Polónia, próxima da fronteira com a Bielorrússia - está marcado para as 18:20 locais (19:20 em Lisboa) e a segunda mão está agendada para 02 de agosto, em Vila do Conde. Caso o Rio Ave ultrapasse esta fase, já sabe que na terceira eliminatória irá defrontar o Gent, da Bélgica.