O Rio Ave perdeu com o Jagiellonia Bialystok da Polónia por 1-0, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa.

No Stadion Miejski, em Bialystok, o jogo arrancou com um imprevisto, devido a um dilúvio que se abateu sobre a cidade e que deixou o relvado com muita água. Os vila-condenses dominaram o jogo do início ao fim, tiveram algumas oportunidades de golo mas foram muito perdulários.

O único golo do jogo foi apontado aos nove minutos por Mateusz Machaj, aproveitando um falhanço monumental de Buatu, central angolano contratado esta época. O avançado foi lançado em profundidade, a bola estava à mercê de Buatu mas este falhou o corte e permitiu a Machaj correr para a baliza e bater Makaridze.

Para este jogo frente aos vice-campeões polacos, José Gomes, novo técnico dos vila-condenses, fez alinhas quatro reforços: Borevkovic, Buatu, Matheus Reis e Galeno.

Depois de sofrer o golo, o Rio Ave teve uma contrariedade, com a saída, por lesão, de Diego Lopes. Entrou o avançado Bruno Moreira. Aos 19 minutos, assistido por Gelson Dala, o recém-entrado jogador do Rio Ave apareceu isolado mas rematou contra as pernas do guarda-redes Kelemen.

Aos 38 foi Galeno a ter o empate nos pés, após galgar alguns metros mas o seu remate embateu no poste direito. Nova oportunidade do ex-FC Porto aos 42 minutos, num remate dentro da área que passou pouco ao lado.

No segundo tempo, uma perda de bola de Tarantini, aos 63 minutos, ia dando o 2-0 para os vice-campeões da Polónia mas Kwiecien não conseguiu desviar o cruzamento de Novikovas.

A equipa de José Gomes só se pode queixar de si própria. A equipa circulava a bola com muita lentidão, os homens da frente davam-se muito a marcação e não se movimentavam muito. E quando surgia a oportunidade de marcar, ela era desperdiçada, como aconteceu aos 74 minutos. Bruno Moreira recebeu na área, fez a rotação e rematou contra as pernas de um defesa. Galeno, na sobra, fintou dois adversários e rematou colocado, para grande defesa de Keleman. Aos 78 um centro de João Schmidt levava 'GPS' mas Bruno Moreira leu mal o tempo de salto e não desviou a bola para a bliza.

O encontro da segunda mão disputa-se na próxima quinta-feira (02 de agosto), em Vila do Conde.