Antes de mais uma jornada europeia, convém perceber como se apresentaram os adversários das equipas portuguesas nos respetivos campeonatos. Houve um pouco de tudo este fim de semana. Por cá, o registo foi totalmente vitorioso: Benfica, Sporting, FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães venceram os seus encontros e seguem motivadas para os encontros na Liga dos Campeões e Liga Europa.

Benfica

Começamos pelo Manchester United, adversário dos ‘encarnados’ esta terça-feira, na quarta jornaada da Champions. A equipa de José Mourinho teve de puxar dos galões para vencer o Tottenham, no grande duelo da décima jornada da Premier League.

Anthony Martial, aos 81 minutos, fez o único golo da partida, após assistência de Romelu Lukaku. Com este resultado, os ‘red devils’ consolidam a segunda posição na tabela classificativa, estando a cinco pontos do Manchester City.

O Basileia, por sua vez, não foi além de um empate a zero na visita ao Zurique, em jogo da 12.ª jornada, somando um ponto que lhes permite segurar a vice-liderança do campeonato suíço, a quatro pontos dos Young Boys.

Já o CSKA de Moscovo foi surpreendido em casa do Arsenal Tula, que venceu por 1-0. Um golo de Causic, aos 79 minutos, sentenciou a partida, já depois de os moscovitas terem perdido Kuchaev, aos 55’, expulso por acumulação de amarelos.

Nos últimos oito jogos em todas as competições, o CSKA venceu apenas um e é terceiro no campeonato, com 25 pontos, menos sete do que o Lokomotiv e menos quatro que o Zenit.

Sporting

A Juventus, adversário dos ‘leões’ esta terça-feira, venceu no sábado o 'rival' AC Milan por 2-0, ambos os golos apontados por Gonzalo Higuaín. A equipa de Turim ocupa a segunda posição na Serie A, a três pontos do Nápoles.

Já o Barcelona não podia ter pedido melhor jornada na La Liga. A equipa catalã manteve a invencibilidade no campeonato, com um triunfo por 2-0 – golos de Messi e Paulinho – e viu os rivais de Madrid tropeçarem. Soma agora 28 pontos, mais quatro que o segundo classificado Valência.

O Olympiakos perdeu por 1-0 na visita ao Panathinaikos, na nona jornada da liga grega. A formação adversária dos ‘leões’ está agora no quinto lugar, com 14 pontos.

FC Porto

O RB Leipzig, adversário dos ‘dragões’ na próxima quarta-feira, não teve a vida facilitada na Bundesliga, sendo derrotada por 2-0 pelo Bayern Munique. A formação de Leipzig, com Bruma a entrar no início da segunda parte para o lugar de Marcel Sabitzer, jogou reduzida a 10 elementos desde o minuto 13, na sequência da expulsão, por vermelho direto, de Willi Orban. Segue na terceira posição do campeonato, com 19 pontos.

Melhor sorte teve o Mónaco, que venceu por 2-0 na visita ao Bordéus. João Moutinho assistiu, de cabeça, Keita Baldé para o primeiro golo, aos 57 minutos, Thomas Lemar, aos 65’, fechou as contas. A equipa de Leonardo Jardim segurou, assim, o segundo lugar da Ligue 1, a quatro pontos do líder Paris Saint-Germain.

O Besiktas venceu por 2-1 em casa do Alanyaspor, com os portugueses Ricardo Quaresma e Pepe a titulares. A formação de Istambul ascendeu provisoriamente ao terceiro lugar, com 18 pontos, estando a cinco do líder Galatasaray.

SC Braga

O Ludogorets, próximo adversário dos minhotos na Liga Europa, consolidou a liderança do campeonato búlgaro, ao vencer por 2-0 na receção ao Levski Sofia, em jogo da 14.ª jornada da prova. Vura inaugurou o marcador, aos 12 minutos, e o médio brasileiro Wanderson fixou, aos 59’, o resultado que mantém o Ludogorets no comando, com cinco pontos de vantagem sobre o CSKA Sófia.

O Hoffenheim foi derrotado (1-3) em casa pelo Borussia Monchengladbach. Kerem Demirbay inaugurou o marcador para a equipa da casa aos 25 minutos, mas os visitantes acabariam por dar a volta. Com este resultado, o Hoffenheim cai para a sétima posição da Bundesliga, com 16 pontos.

Já o Basaksehir teve de suar para vencer em casa o Akhisar, por 2-1, com Mossoró a resolver aos 90+2 minutos. A formação de Istambul isolou-se provisoriamente no segundo lugar, com 20 pontos, menos três do que o líder Galatasaray.

Vitória de Guimarães

O Marselha, com o português Rolando a titular, impôs-se em casa do Lille, com um golo de Morgan Sanson, aos 5 minutos. A equipa da Côte d’Azur ocupa a quarta posição da Ligue 1, com 21 pontos, menos oito que o PSG.

O Konyaspor regressou este fim de semana às vitórias no campeonato turco, ao vencer na receção ao ‘lanterna-vermelha’ Osmanlispor, por 1-0 (golo de Milosevic). Com este triunfo, a formação de Konya ocupa o 10.º lugar na tabela classificativa, com 10 pontos.

O RB Salzburgo recebeu e venceu o Rheindorf Altach, por 2-0, para a 13.ª jornada. A equipa austríaca chegou à vantagem por Hannes Wolf (1-0), aos 29 minutos, e alcançou o golo da tranquilidade já perto do final do encontro pelo maliano Amadou Haidara (2-0), aos 81 minutos. Está na segunda posição do campeonato, com 28 pontos, menos três que o líder Sturm.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.