O Sporting mostrou uma cara que ainda não se tinha visto esta época e no seu melhor jogo em muito tempo, bateu o Istanbul Basaksehir por 3-1. O resultado coloca os 'leões' em em boa posição para a segunda mão da próxima semana, na Turquia, apesar do (sempre perigoso nestas eliminatórias) golo sofrido.

Silas promoveu o regresso de Vietto à titularidade depois de ausência devido a lesão, tal como Acuña que fez parte do 11 inicial. Destaque ainda para a titularidade de Jovane Cabral, algo que ainda não tinha acontecido esta época.

Os 'leões' queriam manter o registo positivo frente a equipa turcas, na estreia em confrontos com o Basaksehir (oito jogos, uma derrota, três empates, quatro vitórias) e começou bem a partida.

Aos três minutos, depois de canto de Acuña, Coates levou a bola ao fundo da baliza turca, dando origem ao o primeiro grito de golo de Alvalade.

O Sporting mostrava uma cara que ainda não se tinha visto esta época, com posse e a pressionar o Basaksehir desde o primeiro minuto.

Os 'leões' somavam ocasiões e até voltaram a colocar a bola no fundo da baliza do Basaksehir, mas o golo de Jovane Cabral foi anulado por fora de jogo de Sporar.

A equipa de Silas (que esteve 'à vontade' a dar indicações para os jogadores, ao contrário do que vinha a acontecer até então devido ao nível de treinador) ia tento total controlo da partida e por poucas ocasiões o Basaksehir criava situações dignas de serem chamadas de 'perigosas'.

Sporar, que chegou com muitos golos ao serviço ao Slovan Bratislava, estreou-se finalemente a marcar.

Ristovski cruza da direita para o avançado esloveno que coloca a 'redondinha' no canto inferior direito da baliza defendida por Mert Gunok para o segundo da partida aos 44 minutos.

O Sporting regressava aos balneários com dois golos de vantagem, um resultado que pecava por curto, tendo em conta o banho de bola 'leonino' na primeira parte da partida, 'banho' que as estatisticas da UEFA confirmavam: 12 ocasiões e seis remates à baliza contra zero, nos dois critérios, para o conjunto turco.

Os 'leões' gostavam dessa estatistica, então regressaram dos balneários e retomaram aos golos.

Vietto, aos 51 minutos da partida, combina com Bolasie que coloca no argentino que com todo o estilo, picou sobre o guardião turco, fazendo o terceiro.

Os turcos só criaram a primeira ocasião de golo aos 59 minutos, pelo bósnio Visca, que após cruzamento de Kahveci, obrigou Maximiano a sair do descanso que estava a ser o jogo até ao momento, para o guardião leonino.

Depois do terceiro golo, o Sporting baixou o ritmo e fez com que o Basaksehir crescesse na partida. Silas fez a primeira alteração tirando Sporar, que finalmente se estreou a marcar e fez entrar o jovem Pedro Mendes para o ataque.

Aos 75' e sem criar grandes oportunidades durante toda a partida, o Basaksehir pode agradecer a Luís Neto a grande penalidade caída do céu a favor dos turcos.

Empurrão do defesa português sobre Demba Ba dentro da grande área, que não deixou dúvidas ao árbitro inglês Anthony Taylor que de imediato apontou para a marca de penalti.

Visca, aos 77 minutos, não desperdiçou e deu um golo que pode ser muito importante para a segunda mão na Turquia.

O golo sofrido 'reativou' a veia atacante do 'leão', que deixou de estar tão 'à vontade' na eliminatória com o tento de Visca.

Bolasie, aos 84', rematou com estrondo à trave, Vietto, aos 91 minutos, viu o seu remate ser desviado pela defesa turca e Plata, no último minuto, obrigou Gunok a esticar-se para evitar o quarto do Sporting.

O jogo acabou e o Sporting termina com um resultado curto para o banho de bola demonstrou na primeira parte.

A melhor performance dos 'leões' esta época deixa um sorriso na cara dos mais de 27 mil adeptos que de deslocaram a Alvalade e deixam boas indicações para o jogo da próxima semana.

O episódio da Liga Europa 'leonina' segue dentro de sete dias...

*Artigo atualizado às 23h40