Um empate com o Heerenveen basta para qualificar hoje o Sporting para os 16 avos-de-final da Liga Europa em futebol, enquanto o Nacional tem de vencer o Werder Bremen e esperar uma derrota do Athletic Bilbau para manter a esperança.

A tarefa do Sporting, que lidera o Grupo D, revela-se bem mais simples, não só porque joga em Alvalade (20:05) como o vai fazer perante um adversário ao qual já venceu na Holanda, sabendo de antemão que um empate lhe assegura a passagem à fase seguinte.

Mesmo perdendo os dois jogos que lhe faltam, o Sporting só será eliminado se os seus adversários mais próximos, (Heereenven e Hertha) vencerem os respectivos jogos, igualando os leões em termos pontuais, e alcançarem uma diferença de golos superior, cenário pouco verosímil.

O Sporting lidera o Grupo D com 10 pontos, mais seis do que o Hertha de Berlim e o Heereenven, e mais sete do que o Venstpils, a duas jornadas do fim.

O Nacional tem uma missão "quase impossível": vencer na Alemanha o Werder Bremen (18:00), líder isolado do Grupo L, e esperar que os espanhóis Athletic Bilbau perca em Viena, frente ao Áustria, para adiar para a 6ª e última jornada a definição de quem acompanha a equipa de Hugo Almeida para a fase seguinte.

A equipa insular só passará se vencer o Werder Bremen e, a 16 de Dezembro, o Áustria, e se o Athletic de Bilbau perder em Viena e depois na recepção ao Werder Bremen.

Caso o Nacional vença os dois jogos e os espanhóis empatem um e percam outro, somarão ambos 8 pontos, mas os bascos levam vantagem no confronto directo, visto que venceram em Bilbauo por 2-1 e empataram na Madeira 1-1, pelo que, a ocorrer aquela combinação de resultados, serão eles a apurar-se.

O Werder Bremen comanda o Grupo L com 10 pontos, seguido do Athletic de Bilbao com 7, enquanto Nacional e Áustria de Viana, ambos com 2, são terceiro e quarto classificados, respectivamente.

Já ontem, o Benfica não só se qualificou para a próxima fase, como garantiu o primeiro lugar do Grupo I, ao vencer o BATE Borisov, por 2-1. No outro jogo do grupo, o Everton bateu o AEK de Atenas, por 1-0, e segue para a próxima fase.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.