No sorteio da terceira pré-eliminatória, a realizar em Nyon, na sede da UEFA, tanto os "arsenalistas" do Minho como os "leões" da capital serão cabeças de série, o que lhes permite evitar os adversários mais complicados.

No mesmo sorteio fica-se também a saber com quem jogará o vencedor do embate entre o Marítimo e os irlandeses do Sporting Fingal, ainda por resolver - a primeira-mão disputa-se hoje, no Funchal, e a segunda-mão na próxima semana, na Irlanda.

Na Liga dos Campeões, o Benfica é um dos 22 clubes que já garantiu a fase de grupos, enquanto o Sporting de Braga procura uma das cinco vagas reservadas aos clubes não campeões nacionais.

A terceira pré-eliminatória da LC coloca frente a frente 10 equipas desse grupo, sendo os minhotos os que têm o quinto melhor ranking, pelo que não jogarão contra Zenit São Petersburgo (Rússia), Ajax (Holanda), Fenerbahçe (Turquia) e Dinamo Kiev (Ucrânia).

Nos possíveis opositores está um ex-campeão, o Celtic (Escócia), e emblemas mais acessíveis, como Unirea Urziceni (Roménia), Paok Salónica (Grécia), Young Boys (Suíça) e Gent (Bélgica).

Os vencedores ainda terão de disputar, depois, um play-off, fase em que entram em cena Sevilha (Espanha), Werder Bremen (Alemanha), Tottenham (Inglaterra), Sampdoria (Itália) e Auxerre (França).

Na Liga Europa, o FC Porto tem o ranking mais elevado e só entra no play-off de acesso à fase de grupos, em que também poderá estar o Sporting, detentor do terceiro melhor ranking desta terceira pré-eliminatória.

Melhor que os "leões", só Liverpool (Inglaterra) e Juventus (Itália), dois dos adversários que os lisboetas já sabem que não lhe vão calhar. Também evitam outros "ossos", como o Galatasaray (Turquia), Estugarda (Alemanha), Az Alkmaar (Holanda) e FC Timisoara (Roménia).

Se passar a segunda ronda, o Marítimo terá de jogar contra uma equipa mais forte.

A terceira pré-eliminatória das competições europeias disputa-se no final de Julho e nos primeiros dias de Agosto:

Liga dos campeões a 27/28 de Julho e 3/4 de Agosto e Liga Europa a 29 de Julho e 5 de Agosto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.