Gonzalo Plata tem vindo a ganhar espaço no plantel do Sporting e nas opções de Silas nos últimos tempos e, agora, está pronto para a estreia na Europa, onde ainda nunca jogou.

O equatoriano já tinha sido convocado na visita da sexta jornada da Liga Europa ao terreno dos austríacos do LASK, mas acabou por não entrar em campo, vendo assim a sua estreia europeia adiada. Agora, e numa fase em que se encontra em plena afirmação no clube 'verde e branco', com participação nas últimas cinco jornadas da I Liga e com impacto positivo no desenrolar do jogo em algumas dessas partidas, como por exemplo na reviravolta frente ao Portimonense, a oportunidade de se mostrar pela primeira vez nos palcos das competições europeias não deverá fugir.

Silas já teceu vários elogios ao Plata e tem apostado numa integração progressiva do jovem de 19 anos na equipa, depois de este ter brilhado no Campeonato do Mundo de Sub-20 do verão passado. O extremo começou por ser utilizado apenas dois minutos por Marcel Keiser e foi depois titular num encontro sob as ordens de Leonel Pontos, no início da temporada.

Com Silas, teve a sua primeira oportunidade no decisivo jogo da terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga e correspondeu em pleno, assinando um golo nessa partida, o seu primeiro de leão ao peito. A partir daí, começou a ser chamado com maior regularidade à equipa principal - tinha atuado, até aí, sobretudo pelos sub-23 na Liga Revelação - e foi suplente utilizado em seis dos oito encontros disputados pelos 'leões' deste então.

Ao todo, Gonzalo Plata, que já é internacional A por quatro vezes pelo Equador (com um golo marcado pela seleção principal do seu país), totaliza nove jogos e um golo pelo Sporting.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.