Num último suspiro, salvo por um golo ao cair do pano assinado pelo Tottenham em Marselha, o Sporting viu a sua temporada europeia - que se chegou a pensar que ficaria desde já por aqui - estendida, pelo menos, até fevereiro.

Será nessa altura que a equia de Rúben Amorim terá de disputar o play-off de acesso aos oitavos de final da Europa League. Nesse play-off, cujo sorteio terá lugar - tal como o dos oitavos de final da Liga dos Campeões - na manhã da próxima segunda-feira, cada um dos terceiros classificados da fase de grupos da Champions encotrará um dos segundos classificados da fase de grupos da Liga Europa.

Para já, contudo, ainda nenhum desses segundos classificados da Liga Europa está matematicamente definido, pelo que o Sporting ainda não conhece ao certo nenhum dos oito adversários que depois lhe poderão calhar em sorte. Mas há nomes grandes que poderão acabar por ter de marcar viagem a Alvalade...entre eles o Manchester United de Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo, ou o Fenerbahçe, de Jorge Jesus...ou até a Roma de Mourinho.

Do Grupo A poderão vir PSV ou Arsenal. Os neerlandeses ocupam neste momento o 2.º lugar, mas ainda podem ultrapassar os londrios. No Grupo B, Fenerbahçe e Rennes estão em igualdade pontual nos dois primeiros postos. No Grupo C, Roma e Ludogorets vão discutir esse 2.º posto, enquanto no Grupo D os candidatos ao 2.º lugar são o SC Braga (que não poderá, depois, ser adversário do Sporting) e o Union Berlim.

No Grupo E o 2.º classificado será, ao que tudo indica, o Manchester United, mas os 'Red Devils' ainda podem ultrapassar a Real Sociedad e relegar os bascos para essa posição se os baterem por dois golos de diferença na quinta-feira. Já no Grupo F ainda todas as equipas - Lazio, Sturm Graaz, Feyenoord e Midtjylland - podem acabar o 2.º lugar, mas as mais bem posicionadas são Lazio e Strum Grazz.

Por fim, no Grupo G a luta é entre Qarabağ e Nantes, enquanto no Grupo H o 2.º posto ainda pode ser de Mónaco, Trabzonspor ou Estrela Vermelha.

Quanto às equipas que, tal como o Sporting, caem da Liga dos Campeões para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa (e que eventualmente poderão ser adversárias do Braga, caso os minhotos terminem, quinta-feira, no segundo posto do seu grupo), já são conhecidos os nomes de Ajax, Barcelona, Sevilha e Bayer Leverkusen.

Note-se que, no sorteio do play-off, os segundos classificados da Liga Europa terão estatuto de cabeças-de-série, pelo que jogarão em casa a partida da segunda mão. Ou seja, seja qual for o seu adversário, o Sporting jogará sempre em casa o jogo da primeira mão desse play-off, a 16 de fevereiro. A segunda mão será uma semana depois, a 23 de fevereiro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.