O Sporting empatou esta quinta-feira na receção ao Genk (1-1), na quarta jornada da Liga Europa de futebol, somando mais um jogo sem vencer, num dia em que a Académica interrompeu a série vitoriosa do Atlético de Madrid, detentor do troféu.

Na estreia do novo técnico belga no Estádio José Alvalade, os “leões”, sem o holandês Schaars na última meia hora, por expulsão, ainda inaugurou o marcador por intermédio do também holandês Van Wolfswinkel, aos 64 minutos, mas viram Plet aproveitar um erro de Rui Patrício, o melhor do Sporting, já no primeiro minuto de descontos.

O Sporting segue há oito partidas sem qualquer triunfo, com escassas duas vitórias nos 15 encontros oficiais já disputados e no último posto do Grupo G, com dois pontos, a três do Basileia, que hoje bateu em casa o Videoton (1-0).

A equipa húngara orientada por Paulo Sousa, que apostou em Caneira e Filipe Oliveira, segue no segundo posto, com seis pontos, menos dois do que o conjunto belga.

Em Coimbra, um “bis” do avançado Wilson Eduardo, emprestado pelos “leões” aos “estudantes”, deu a primeira vitória da Académica no Grupo B.

O tento inaugural surgiu aos 29 minutos, numa antecipação ao defesa português dos “colchoneros” Sílvio e a vantagem foi ampliada aos 70, na cobrança de uma grande penalidade, sem que o conjunto madrileno, pelo qual alinhou ainda Tiago, conseguisse inverter o resultado.

Com o êxito diante do detentor do troféu, que contava 15 vitórias seguidas na prova, a equipa de Coimbra encontra-se na terceira posição, com quatro pontos, a cinco de Atlético e dos checos do Viktoria Plzen, que golearam hoje os israelitas do Hapoel Telavive, por 4-0, com um “bis” de Kolar.

O Marítimo ficou ainda mais para trás na classificação do agrupamento D, ao perder na visita ao Bordéus, com um golo solitário de Bellion, apontado aos 16 minutos.

Os insulares só têm dois pontos, seguindo a dois, cinco e seis de distância de Club Brugge, Bordéus e Newcastle United, respetivamente.

Entretanto, Inter Milão, Olympique Lyon, Bayer Leverkusen, Rubin Kazan, Metalist Kharkiv e Hannover já garantiram a passagem à fase seguinte, ao passo que o vice-campeão, Athletic Bilbau se viu praticamente arredado, uma vez que cedeu derrota caseira diante dos “lyonnais”, por 3-2.

Os russos do Anji receberam e venceram o Liverpool, por 1-0, graças ao golo de Traoré, em cima do intervalo, no Grupo A, ao passo que no Grupo C continua a luta a três.

O Fenerbahçe, de Raúl Meireles, ganhou 2-0 ao cipriota AEL Limassol, com os lusos Monteiro, Rui Miguel e Paulo Sérgio no “onze”, e o Olympique Marselha e o Borussia Moenchengladbach empataram a dois golos em França, seguindo ambos com cinco pontos, a cinco da equipa turca.

Um “poker” do avançado uruguaio Cavani, além de o colocar a caminho do título de melhor marcador, permitiu ao Nápoles inaugurar o marcador na receção ao líder do Grupo F, Dnipro, e recuperar depois de uma desvantagem, acabando por vencer por 4-2 para seguir a três pontos dos ucranianos.

Na “poule” J, o Tottenham Hotspur, orientado por André Villas Boas, bateu os eslovenos do Maribor, por 3-1, ao passo que o seu compatriota e técnico do Panathinaikos, Jesualdo Ferreira, experimentou de novo o travo amargo da derrota na visita à Lazio (3-0), atual líder do agrupamento, com oito pontos face a seis dos “Spurs”.