Dortmund e FC Porto vão defrontar-se pela primeira vez na história das competições europeias, naquele que será um dos grandes duelos dos 16-avos-de-final da Liga Europa. O primeiro encontro, marcado para quinta-feira, será disputado em solo alemão, num recinto onde nunca uma equipa portuguesa conseguiu vencer. O Dortmund recebeu equipas lusas em três ocasiões e venceu por três vezes.

A primeira ocasião foi em dezembro de 1963, quando o Dortmund ainda jogava no antigo Rote Erde Stadion, ou 'Estádio da Terra Vermelha'. O adversário era o Benfica, num encontro da segunda ronda da Taça dos Campeões Europeus, e o resultado dificilmente poderia ter sido mais retumbante: 5-0 a favor dos alemães, com direito a um hat-trick de Franz Brungs. Com Eusébio na equipa, o Benfica havia vencido em casa por 2-1, mas o triunfo magro acabou por não chegar e o Benfica foi eliminado.

Quase 36 anos depois, em setembro de 1999, os auri-negros receberam na fase de grupos da Liga dos Campeões o Boavista de Jaime Pacheco, que criava então uma máquina que acabaria por se sagrar campeã em Portugal. Já no Westfalenstadion - agora chamado Signal Iduna Park - o Dortmund venceu por 3-1. Rui Bento apontou o golo de honra dos axadrezados, que de pouco serviu face aos golos de Möller e Bobic (2).

Dois anos depois, o Dortmund repetiu o duelo com o Boavista, novamente na fase de grupos da 'Champions'. Desta vez a equipa do Bessa chegava a Dortmund com o estatuto de campeã portuguesa, mas voltou a sair derrotada. 2-1 foi o resultado, com golos de Ricken e Koller para o Dortmund e um golo do boavisteiro Alex Goulart.

O FC Porto irá agora tentar contrariar a história e tornar-se na primeira equipa portuguesa a vencer o Dortmund no seu reduto. Ou, pelo menos, a não perder, deixando assim a eliminatória em aberto para que tudo se resolva no Estádio do Dragão. O primeiro 'round', no Signal Iduna Park, disputa-se esta quinta-feira a partir das 18h00.