O Toulouse enviou uma carta à UEFA e à Associação Europeia de Clubes, alegando que os adeptos do clube francês terão sido alvo de revistas abusivas antes da entrada para o Estádio da Luz na passada quinta-feira para o jogo dos 'playoffs' da Liga Europa.

O clube gaulês fala em "atos inaceitáveis ​​sofridos antes do jogo", acrescentando que vários adeptos utilizaram as redes sociais para denunciar os incidentes ocorridos à entrada do recinto benfiquista.

"Durante o jogo da primeira mão do play-off da UEFA Europa League, disputado na passada quinta-feira entre o Benfica Lisboa e o Toulouse FC, muitos adeptos recorreram às redes sociais para denunciar o clube e as autoridades pelos atos inaceitáveis ocorridos no período que antecedeu o jogo. O Toulouse Football Club deseja fornecer informações transparentes e pormenorizadas sobre as ações empreendidas pelo Clube nos últimos dias", pode ler-se em comunicado publicado no site oficial do clube.

No mesmo comunicado, o Toulouse escreve ainda que entrou em contacto com a embaixada francesa em Lisboa, e que, nos dias seguintes ao jogo, receberam ainda mais denúncias de buscas demasiado intrusivas.

"No dia seguinte ao encontro, conscientes da gravidade da situação, tomámos a iniciativa de contactar a Embaixada de França em Lisboa.  O objetivo desta diligência era o de relatar os factos com rigor, de acordo com as informações de que dispúnhamos. Nos dias que se seguiram, fomos confrontados com um afluxo de novos testemunhos. Cada um mais edificante do que o outro.  Estes testemunhos de buscas excessivamente intrusivas aos nossos apoiantes evidenciaram a dimensão dos ataques", comunica o clube.

A mesma nota refere ainda que foram enviadas cartas à UEFA e à ECA (Associação Europeia de Clubes), onde o emblema gaulês exprime toda a sua indignação pelo sucedido.

"Depois de compilarmos meticulosamente estes relatos, enviámos hoje uma carta oficial ao Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, e ao Presidente da ECA, Nasser Al-Khelaïfi. Esta carta exprime a nossa profunda indignação e relata os múltiplos actos de violência sofridos pela nossa comunidade durante a noite, afetando mulheres, homens e menores, raparigas e rapazes. O Toulouse Football Club reafirma o seu empenho inabalável na proteção dos direitos da sua comunidade e, de um modo mais geral, de todos os adeptos de futebol. Continuamos determinados a trabalhar em prol do respeito e da segurança de todos os adeptos", concluem.