O Sporting, o FC Porto e o Sporting de Braga iniciam hoje a luta pela presença nos oitavos de final da Liga Europa, com ‘leões’ e ‘dragões’ com a tarefa, teoricamente, mais difícil, frente a adversários alemães.

Moralizados pelo triunfo em casa do Benfica (2-1), que os manteve na luta pelo título português, os ‘azuis e brancos’ visitam o Borussia Dortmund, destacado segundo classificado da Liga alemã, num encontro em que não poderão contar com os castigados Maxi Pereira e Danilo e para o qual Marcano está em dúvida.

A primeira mão dos 16 avos de final joga-se no ‘mítico’ Westfalenstadion, onde esta temporada o Borussia Dortmund, que terá de regresso o ‘matador’ Aubameyang, tem sido praticamente imbatível, somando 14 vitórias, um empate e uma derrota, com 56 golos marcados e 13 sofridos.

De regresso à liderança isolada da I Liga, o Sporting também terá uma missão complicada, frente ao terceiro posicionado da ‘Bundesliga’, uma equipa que os ‘leões’ nunca venceram, tendo perdido três vezes e empatado uma.

Para a partida de Alvalade, o treinador Jorge Jesus já poderá contar com Jefferson, recuperado de lesão, mas continuará sem Naldo e Paulo Oliveira, enquanto os ‘farmacêuticos’ não terão o seu melhor marcador, o mexicano Javier Hernández.

Em teoria, mais simples será a tarefa do Sporting de Braga, que vai ter pela frente o Sion, sexto classificado da liga suíça e no qual atua o português Carlitos, extremo de 33 anos que passou por Benfica e Estoril-Praia.

Os bracarenses, que nunca perderam frente a formações helvéticas (uma vitória e dois empates), procuram impor a primeira derrota caseira do Sion nesta edição da prova e vencer pela primeira vez na Suíça.