Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira e Estoril-Praia encerram hoje a sua participação na Liga Europa de futebol, em partidas para cumprir calendário numa competição para a qual FC Porto e Benfica foram despromovidos esta semana.
O trio português chega à sexta e derradeira jornada da fase de grupos sem qualquer hipótese de se qualificar para os 16 avos de final da prova, mas com a possibilidade de conquistar pontos na classificação da UEFA para Portugal, assim como alguns prémios monetários.
A visita do Paços de Ferreira aos romenos do Pandurii (18:00 em Portugal), também de fora da fase seguinte, terá como aperitivo o facto de ainda nenhuma das equipas ter conquistado uma vitória na competição, o que, à que o conseguir, garante o terceiro lugar do Grupo E.
Os vimaranenses defrontam (20h05) o líder do Grupo C, os franceses do Lyon, dos portugueses Anthony Lopes e Miguel Lopes, com a possibilidade de igualar matematicamente o Betis (que recebe o Rijeka), mas sempre em desvantagem no confronto direto com a equipa espanhola.
À mesma hora, o Estoril-Praia joga sob o mesmo cenário frente ao Slovan Liberec, que ainda discute a permanência em prova com os alemães do Friburgo - ambas as equipas somam seis pontos no Grupo H.
Além da disputa entre Friburgo e Slovan Liberec, esta ronda será ainda crucial para outras 10 equipas, casos de Kuban e Swansea (Grupo A), PSV Eindhoven e Chornomorets (Grupo B), Zulte e Wigan (Grupo D), APOEL e Maccabi Telavive (Grupo F), Dínamo Kiev e Rapid Viena (Grupo G).
Estes 12 clubes procuram juntar-se aos já apurados Valência, Ludogorets, Salzburgo, Esbjerg, Rubin Kazan, Fiorentina, Dnipro, Eintracht Frankfurt, Genk, Sevilha, Lyon, Bétis, Trabzonspor, Lazio, Tottenham, Anzhi, PAOK e AZ Alkmaar, assim como aos “despromovidos” da Liga dos Campeões, no sorteio dos 16 avos de final, a realizar na próxima segunda-feira, em Nyon, na Suíça.
Além de Benfica e FC Porto, da “Champions” caíram Shakhtar Donetsk , Juventus, Viktoria Plzen, Basileia, Nápoles e Ajax.
Comentários