Na antecâmara da final da Liga Europa entre a Roma e o Sevilha, mostramos-lhe tudo o que precisa de saber sobre esse encontro, que pode adicionar mais um troféu europeu ao currículo do técnico português José Mourinho.

Quem vai jogar a final?

O Sevilha - seis vez campeão da Liga Europa - vai medir forças frente à Roma - o atual detentor da primeira edição da UEFA Conference League.

Confronto entre as duas equipas

Roma e Sevilha só se defrontaram em uma ocasião em jogos oficiais. O único embate teve lugar em 2019/20, com o Sevilha a vencer por 2-0, nos oitavos de final da Liga Europa, num encontro que se realizou em território neutro, em Duisburg. Os golos da partida foram apontados por Sergio Reguilón e Youssef En-Nesyri.

Onde é que se realiza a final

Uma vista geral da Puskas Arena. (Photo by Laszlo Balogh / POOL / AFP)
Uma vista geral da Puskas Arena. (Photo by Laszlo Balogh / POOL / AFP)

A final da Liga Europa, entre a Sevilha e a Roma, vai realizar-se na Puskas Aréna em Budapeste, recinto que foi inaugurado em 2019 e que tem capacidade para 65 mil pessoas. Curiosamente foi um estádio onde Portugal disputou duas partidas no Euro 2020. O encontro de abertura frente à Hungria, e a terceira partida da fase de grupos no embate frente à França. O SAPO Desporto acompanhou a competição e pode confirmar que o recinto é uma autêntica obra de arte, situado no coração da capital húngara.

Formato da final - tempo extra e grandes penalidades, se necessário

O jogo, basicamente, conta com os mesmos moldes da final da Liga dos Campeões. Se o encontro terminar empatado no final do tempo regulamentar, a partida segue então para prolongamento, com dois tempos extra de 15 minutos. Se uma equipa marcar mais golos do que outra no final do prolongamento vence o encontro decisivo. Se no final do tempo extra as duas equipas estiverem empatadas, o vencedor será encontrado através da marcação de grandes penalidades.

Árbitro da final

O árbitro Anthony Taylor em ação
O árbitro Anthony Taylor em ação

O inglês Anthony Taylor, árbitro que dirigiu a final da Supertaça europeia em 2020, curiosamente um encontro que também se realizou na Puskas Arena, vai dirigir a partida decisiva. Em 2021, o juiz britânico também foi designado para a final da UEFA Nation League.

Troféu da Liga Europa - o mais pesado de todos

Braga e Sporting perto dos 16 avos. FC Porto e V. Guimarães sem margem para erros
créditos: SAPO Desporto

A Taça da Liga Europa é curiosamente o mais pesado de todas as provas da UEFA. Pesa cerca de 15 quilogramas, conta com 65 centímetros de altura, 33 de largura e 33 de profundidade. O troféu em prata e que está assente numa base de mármore foi concebido pela casa Bertoni, em Milão. O original, que não possui pegas, fica sempre na posse da UEFA, sendo que uma réplica em tamanho real é entregue ao emblema vencedor. Pode ver aqui um pequeno documentário da UEFA sobre a construção do Taça.

Origem da competição

Criada em 1971, a chamada Taça UEFA acabou por mudar de nome em 2009, para Liga Europa. O torneio substituiu a Taça das Cidades com Feiras, competição que era disputada por convite e destinada a equipas europeias de cidades com feiras de comércio. É a segunda competição mais prestigiada da UEFA logo depois da Liga dos Campeões.

Música da Liga Europa

O hino da Liga Europa é da autoria do compositor alemão Michael Kadelbach e foi gravado em Berlim. Marca presença na cerimónia de entrada das equipas antes do início dos jogos da competição. Conta apenas com melodia e não tem letra.

Oiça aqui o hino da Liga Europa

Bola da Liga Europa

Bola da Liga Europa
Bola da Liga Europa

O esférico, da marca Molten, tem um design baseado numa imagem de espírito inovador e força. A bola já conta com a Vantaggio 5000, uma tecnologia que minimiza a absorção de água e ajuda a manter a forma redonda. A superfície texturizada e o revestimento especial melhoram o controlo e a precisão. Beneficia ainda de uma superfície sem costuras e de voo melhoradas e é ondulada. É macia e resistente à abrasão.

Onde é que terão lugar as próximas finais da Liga Europa

A Dublin Arena, em Dublin, na Irlanda será o palco da final em 2024. Em 2025, o encontro decisivo da competição realiza-se em San Mamés, em Bilbao, Espanha.

Para além da Taça, o vencedor da Liga Europa conta com um apetitoso prémio

É este um dos principais atrativos da Liga Europa. Quem vencer a competição terá acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões, caso a equipa vencedora não se tenha qualificado através do respetivo campeonato.

Último vencedor da Liga Europa

O Eintracht Frankfurt conquistou a Liga Europa em 2021/22, numa final disputada frente ao Rangers. Depois de um empate no final do prolongamento (1-1), o conjunto germânico acabou por levar a melhor ao impor-se nas grandes penalidades por 5-4. O encontro decisivo foi disputado em Sevilha.

Horário da final

A final da Liga Europa tem início às 20h00 da próxima quarta-feira, 31 de maio. Se não tiver bilhete para o encontro em Budapeste, em Portugal pode assistir à partida em sinal aberto na SIC, ou então na SportTV1. Poderá também acompanhar o ao minuto no SAPO Desporto, assim como ler a crónica, e ver o rescaldo de toda a competição.

Fonte: UEFA