O comité de disciplina da UEFA castigou esta quarta-feira o Dínamo de Zagreb com dois jogos europeus à porta fechada, por comportamento racista dos seus adeptos em duas partidas do apuramento para a Liga dos Campeões de futebol.

Segundo a informação veiculada no sítio oficial da UEFA, na origem do castigo está também a utilização de materiais pirotécnicos nas partidas da equipa croata.

Em causa estão as partidas do "play-off" de apuramento para a Liga dos Campeões disputadas fora, com o Áustria de Viena, a 27 de agosto, e em casa, com o FC Sheriff, a 30 do mesmo mês.

Além de disputar dois jogos das competições europeias, em casa, à porta fechada, o clube croata foi multado em 70.250 euros. Metade da sanção, ou seja um jogo, ficará suspensa por um período probatório de cinco anos.

De acordo com a UEFA, «as formas de comportamento racista são consideradas como infrações graves às regras disciplinares e são punidos com as sanções mais severas».

Na sequência da entrada em vigor dos novos regulamentos disciplinares, a 01 de junho passado, a luta contra a conduta racista foi intensificada, prevendo a UEFA sanções mais pesadas para desincentivar qualquer tipo de comportamento racista.