Num duelo entre formações espanholas, o Athletic Bilbao levou a melhor sobre o Valência, em jogo da 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa e venceu por 2-0. Raúl Garcia fez o único golo do jogo.

Sem portugueses no onze inicial, a formação Che pode agradecer ao seu guarda-redes Mathew Ryan por não ter sido goleado no novo San Mamés. O Athletic dispôs de várias oportunidades mas encontrou na baliza do Valência um guarda-redes inspirado. Aos três minutos Ryan negou o golo a Aduriz, aos sete travou as intenções de Susaeta.

De tanto ameaçar que o Athletic Bilbao chegou mesmo ao golo. Aos 21 minutos, Beñat marcou um livre para a área, Raúl García ganhou a Javi Fuego e desviou de cabeça, fazendo o 1-0. Era a loucura no San Mamés, numa noite muito chuvosa.

Só aos 34 minutos, e depois de mais um falhanço de Aduriz, o Valência deu sinal de vida, num remate de Rodrigo que o guarda-redes Herrerin defendeu.

No segundo tempo continuou o festival de Ryan na baliza do Valência, com defesas espetaculares. Aos 51 minutos teve de aplicar-se para levar a melhor sobre Aduriz, mais uma vez. E no minuto seguinte negou o golo a Laporte, num remate quase do meio-campo. Aos 67, nova grande defesa de Ryan, a salvar o Valência, após cabeçada de Aduriz. O avançado basco perdeu sempre no mano-a-mano com o guarda-redes Che.

O guarda-redes australiano ainda teve mais três intervenções de alto nível para manter o Valência na discussão da eliminatória.

Já perto do final o Valência até poderia ter empatado por Negredo mas Balenziaga negou as intenções do avançado Che.

No Valência Rodrigo, ex-Benfica e Danilo, ex-Braga, foram titulares, André Gomes entrou no segundo tempo.

O Valência de Garry Neville vai assim para a segunda-mão com hipóteses de dar a volta a eliminatória, quando receber a formação basca no Mestalla.