O Sporting recebe esta quinta-feira o Metalist, em jogo a contar para a Liga Europa de futebol, naquele que é o quinto encontro oficial dos "leões" frente a equipas ucranianas, com as quais regista um historial 100 por cento vitorioso.
Dos 270 jogos que a formação de Alvalade já realizou nas competições europeias, apenas quatro foram contra equipas oriundas da Ucrânia, todos a contar para a Liga dos Campeões, mas nenhum contra o Metalist.
No registo sportinguista constam apenas os nomes do Dinamo Kiev e do Shakhtar Donetsk, com um saldo claramente favorável aos "leões", que venceram as quatro partidas disputadas, marcando um total de sete golos e sofrendo apenas um.
A equipa de Kiev foi a primeira cruzar-se no caminho do Sporting, no decorrer da fase de grupos da Liga dos Campeões 2007/2008, num grupo que contava ainda com Manchester United e AS Roma, que viriam a conquistar os dois primeiros lugares e o respetivo apuramento para os "oitavos" da principal prova europeia de clubes.
Após a derrota caseira frente ao Manchester United (0-1), na ronda inaugural do grupo F, o conjunto orientado por Paulo Bento viajou até à Ucrânia para defrontar o Dínamo, conquistando ali os primeiros três pontos, graças aos golos dos centrais Tonel e Anderson Polga (2-1).
Cerca de dois meses depois, os "leões" encerravam a participação na Liga dos Campeões dessa época, com novo triunfo sobre os ucranianos, desta feita por 3-0, com tentos de Anderson Polga, João Moutinho e Liedson.
Não seria necessário esperar muito tempo para novo confronto luso-ucraniano, já que, na temporada seguinte (2008/2009), era a vez do Shakhtar Donetsk surgir no caminho "leonino", mais uma vez com a Liga dos Campeões como pano de fundo e com a companhia de Barcelona e Basileia.
No final de outubro de 2008, depois de uma derrota frente aos catalães e uma vitória sobre os suíços, os "verde e brancos" deslocavam-se a Donetsk para discutir o segundo lugar do grupo, que seria alcançado através de um golo solitário do inevitável Liedson.
Duas semanas depois, o Sporting reforçou a vice-liderança do grupo C, com Derlei a ser o artífice de novo triunfo pela margem mínima sobre o Shakhtar (1-0).
O Sporting viria a apurar-se para os oitavos de final, nos quais encontraria o Bayern de Munique, numa eliminatória de má memória para os adeptos "leoninos", que viram a sua equipa sair de prova, após sucumbir nos dois jogos (0-5 em Alvalade e 1-7 na Alemanha).
O encontro entre Sporting e Metalist está marcado para quinta-feira, a partir das 20h05, no Estádio de Alvalade.
Comentários