Declarações de Vitor Bruno, treinador do FC Porto, após a derrota com o Bodo/Glimt, na estreia na nova Liga Europa 2024/25.

Explicações para a derrota: "Começámos bem, a chegar com alguma facilidade a área do Bodo/Glimt, trabalhámos bem isso durante três dias. Sentimos que havia debilidades a sair por fora, conseguimos explorar isso, o primeiro golo nasce dessa abordagem. Mas nunca sentimos o jogo totalmente controlado, perante um adversário com um jogo muito direto, muito físico, a sair rapidamente. Tivemos dificuldades em controlar os momentos de transição [do Bodo/Glimt] e duelos. O indicador das faltas ao intervalo é esclarecedor. Procurámos corrigir ao intervalo, mas mesmo com 10 eles conseguiram ampliar. Depois foi tentar, muito com o coração, com muito jogo aberto a obrigar a largura, mas eles fecharam-se bem e agarraram-se ao que tinham no bolso. Perdemos, este está fechado e não adianta pensar mais nele. Preparar o próximo com outra mentalidade."

FOTOS: As melhores imagens do Bodo/Glimt-FC Porto

FC Porto sofre empate numa perda de bola no ataque: "Tínhamos a bola dentro da área adversária e sofremos uma transição. É um movimento em que eles são fortes e que devíamos estar mais equilibrados, mas não me parecia que devíamos mudar a nossa forma de jogar. O adversário foi contundente e fez-nos mal. Após a expulsão tentámos dar largura e realizámos vários remates, mas muitos deles não enquadrados. Mérito do adversário, estão de parabéns."

Favoritismos do FC Porto em vencer a prova pode ter pesado? "Se pudesse não chutava para canto, chutava para fora do estádio. É um peso muito grande para um plantel tão jovem como este, além de que não faz parte do nosso compromisso diário. Pensar muito à frente era o primeiro erro para a equipa cair. Tropeçámos, há quem se levante outros não, mas isto é para quem se levanta rápido."

Reação: "Vamos olhar para o próximo jogo e atacá-lo da melhor maneira, com uma mentalidade diferente. Há quem consiga levantar-se e quem não consiga. Isto é para quem se levante rápido."

O FC Porto perdeu hoje na estreia da edição deste ano da Liga Europa de futebol, ao ser derrotado por 3-2 em casa dos noruegueses do Bodo/Glimt.

Depois de uma boa entrada em jogo, com o golo do espanhol Samu, logo aos oito minutos, os 'dragões' permitiram a reviravolta da equipa norueguesa ainda na primeira parte, com os tentos de Kasper Hogh, aos 15, e de Jens Petter Hauge, aos 40, jogador que ampliou o marcador, aos 62, já depois de a sua equipa ter ficado reduzida a 10, com a expulsão, por duplo amarelo, de Määttä.

Um tento do sueco Deniz Gül, em cima dos 90 minutos, deu ainda alguma esperança à equipa 'azul e branca', mas o marcador não voltou a mexer.

Após esta estreia sem pontuar no novo formato da Liga Europa, o FC Porto volta a jogar no próximo dia 03 de outubro, com a receção aos ingleses do Manchester United, de Bruno Fernandes e Diogo Dalot.