O Vitória de Guimarães está muito perto de chegar aos play-offs de acesso à Liga Europa. A equipa de Ivo Vieira venceu na Letónia o Ventspils por 3-0, em jogo da primeira-mão da terceira pré-eliminatória da prova. Davidson, Pêpê e Amoah fizeram os tentos, num jogo onde os minhotos podia ter feito um resultado mais volumoso.

Veja as melhores imagens do jogo

Depois de ter afastado os luxemburgueses do Jeunesse, com duas vitórias, os minhotos apresentaram-se frente aos letões já com outro andamento. A equipa de Ivo Vieira fez o seu quarto jogo oficial, numa altura em que já há um melhor entendimento das ideias do treinador por parte dos jogadores.

Num encontro onde os minhotos foram superiores, o golo poderia ter aparecido logo aos 17 minutos. Rochinha meteu na área, Guedes antecipou-se mas o seu remate foi devolvido pela barra.

O primeiro tento apareceu aos 30 minutos. Rochinha cruzou na direita, Davidson saltou mais alto que toda a gente e cabeceou para o fundo das redes. mas os letões podiam ter empatado aos 36, num lance onde o guarda-redes Miguel Silva foi chamado a mostrar serviço.

Sempre melhores no terreno, face a qualidade técnico-tática, os 'conquistadores' estiveram perto do 2-0, outra vez por Davidson, mas Kudrjacevs defendeu para canto.

No segundo tempo chegou o 2-0, da autoria de Pêpê. E que golo!!! O médio encheu-se de fé e também o pé direito e disparou uma 'bomba' de fora da área que só parou no fundo da baliza de Kudrjacevs. Golaço.

A equipa da Letónia, sempre guerreira e destemida, podia ter reduzido por Ulimbasevs, um minuto depois de entrar em campo, mas o seu remate bateu no poste. Aos 69 o haitiano Jean Sonny, bem conhecido dos portugueses (jogou no Feirense), centrou para um remate de Osipov. Valeu Miguel Silva a voar para uma grande defesa.

Não marcou o Ventspils, marcou o Vitória de Guimarães aos 80 minutos. João Carlos Teixeira não conseguiu finalizar mas a bola chegou a Joseph Amoah que fez o 3-0, marcando mais um golo na Liga Europa, depois de ter feito o 'gosto ao pé' frente ao Jeunesse.

No dia 15 de agosto os 'conquistadores' podem carimbar a passagem aos play-off da Liga Europa, num jogo onde espera mais uma vitória, importante também para o ranking de Portugal na Europa. Para já, cinco jogos, cinco vitórias, com os três triunfos do Vitória de Guimarães, uma do SC Braga e outra do FC Porto na Champions. Melhor era impossível.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.