A vida não está fácil para Anthony Lopes. O guarda-redes do Lyon passou de titularíssimo a dispensável e está, naturalmente, desagrado com a sua situação no clube da Ligue 1.
Aos 34 anos, e após uma vida inteira no Lyon, clube onde fez toda a formação e onde joga desde 2003/04, é a quarta opção para Pierre Sage na baliza, atrás de Lucas Perri, Rémy Descamps e Justin Bengui João. No verão esteve para sair, mas tal não se concretizou e agora está numa situação difícil.
Lopes fez questão de dar o seu ponto de vista sobre a situação ao jornal francês L'Équipe, mostrando a sua insatisfação com a a forma como foi afastado no único clube que conheceu e ao qual dedicou toda a sua carreira. Agora, o foco está em descobrir a próxima casa.
"Ninguém nunca teve tempo de conversar comigo, exceto o treinador [Pierre Sage], uma ou duas vezes. A curto prazo, vou trabalhar para manter a minha forma, sinto-me muito bem. Depois, preciso de encontrar um novo desafio o mais rapidamente possível, pois sinto falta da adrenalina do campo e do jogo", explicou o internacional português.
Ainda assim, Anthony Lopes expôs uma visão muito altruísta do caso e deixou patente alguma tristeza pela atual situação.
"Ninguém no clube pode culpar-me por falta de compromisso nos treinos, não faltei nenhum, estou sempre lá com um sorriso, nunca fico mal-humorado quando posso, mas a minha situação pessoal não deve interferir no coletivo. Tenho respeito pelo grupo e pela equipa. Nunca pensei que o meu fim no Lyon seria este, tinha imaginado outra coisa".
A fechar, o guarda-redes assumiu ainda não compreender a situação e admite que só os adeptos, que ainda no último jogo lhe dedicaram uma tarja de apoio, estão do seu lado neste processo.
"Simplesmente penso que não sou parte da hierarquia. Estou no lugar que me foi dado, ou seja, nenhum. Aceito a situação da melhor maneira possível, sabendo que não tenho outra escolha. Estou no grupo de treino, mas não na hierarquia, pois não sou elegível para jogar. Afastamento? Não recebi nenhuma explicação. Já que ninguém me culpa por nada a nível desportivo e pelo meu compromisso ao longo das semanas, como posso entender isto? A realidade é que assisto aos jogos a partir do sofá. Neste clube, só tenho apoio dos adeptos", concluiu.
Aos 34 anos, Anthony Lopes soma 14 internacionalizações por Portugal, tendo conquistado um Europeu, uma Taça de França e uma Supertaça.
Comentários