O Caen foi este sábado a Rennes vencer por 1-0 e tornou-se no principal destaque da oitava jornada da Liga francesa de futebol, ao ascender provisoriamente ao quarto lugar da classificação.

Um autogolo do defesa argelino Ramy Bensebaini, aos 70 minutos, valeu os três pontos ao Caen, que está a fazer um campeonato surpreendente, e a subida ao quarto lugar, ainda que à condição, visto que pode ser ultrapassado do domingo caso Saint-Étienne e Marselha vençam os respetivos jogos.

Pelo Rennes, esteve no banco o jogador português Afonso Figueiredo, de 24 anos, que tem feito toda a sua carreira em França, mas não chegou a ser utilizado.

Noutro jogo de hoje, o Nantes recebeu e venceu o Metz por 1-0, graças a um golo madrugador do avançado argentino Emiliano Sala, logo aos três minutos. A equipa visitante ficou reduzida a 10 unidades a partir do minuto 52, por expulsão de Assu-Ekotto, por acumulação de amarelos, e desperdiçou um penálti aos 90+4, por Nolan Roux, que lhe teria permitido conquistar um ponto em Nantes.

O Guingamp não fez melhor do um empate a um golo na receção ao Toulouse, apesar de se ter começado o jogo praticamente a vencer, ao marcar logo no primeiro minuto por Marcus Thuram, mas o Toulouse empataria aos 40, pelo avançado brasileiro Somalia.

Dijon e Estrasburgo também empataram, com um golo para cada lado, com a equipa da casa a adiantar-se aos 78 minutos pelo médio sul-coreano Kwon Chang-Hoon, que tinha entrado cinco minutos antes a render o tunisino Naira Sliti.

Pelo Dijon, alinhou durante os 90 minutos o médio português Xekha, contratado ao Sporting de Braga a época passada.

O Amiens-Lille foi interrompido e posteriormente adiado devido à queda de uma parte da bancada onde se encontravam os adeptos do Lille, causando 18 feridos, três deles em estado grave.

O acidente ocorreu após o golo do Lille por Fodé Ballo-Touré, que correu para a zona da bancada onde se encontravam os adeptos do Lille para o festejar com os adeptos, que se precipitaram degraus abaixo em direção à zona que separa a bancada do relvado, levando ao seu colapso.

Finalmente, o Paris Saint-Germain goleou hoje na receção ao Bordéus por 6-2 e lidera isolado a Liga francesa com 22 pontos, mais três do que o Mónaco, e mais seis do que o Nantes e sete do que o Caen e o Bordéus.

No entanto, os três últimos podem ser ultrapassados pelo Saint-Étienne, que soma 14 pontos, caso este vença em Troyes no domingo, o que acontecer fá-lo-ia ascender ao terceiro lugar, isolado, com 17.