O defesa central francês Axel Disasi assinou um contrato de seis anos com o Chelsea, anunciou o clube londrino esta sexta-feira (4).

Disasi (25 anos), que estava no Mónaco desde 2020, disputou quatro jogos pela seleção da França e fez parte do plantel que foi finalista do Mundial de futebol de 2022.

O valor da transferência é de 45 milhões de euros, segundo uma fonte próxima das negociações.

Após a chegada de Benoît Badiashile, comprado por 38 milhões de euros pelos 'blues' em janeiro, Disasi é o segundo defesa do Mónaco que assina com o Chelsea este ano.

A equipa inglesa precisava de reforçar a defesa após a lesão do também francês Wesley Fofana, que recentemente foi operado ao joelho direito, e a saída do senegalês Kalidou Koulibaly, que foi para o Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Pelo Mónaco, Disasi foi finalista da Taça de França em 2021, antes de ser convocado pela primeira vez para a seleção no final de 2022.

No Mundial do Qatar, foi titular contra a Tunísia na fase de grupos (derrota dos franceses por 1-0) e entrou no prolongamento na final contra a Argentina (empate 3-3 e vitória da 'Albiceleste' nos penáltis por 4-2).

"Axel mostrou a sua qualidade durante várias temporadas e França e isso fe-lo ser reconhecido no cenário internacional. Está preparado para encarar uma nova etapa na carreira e estamos felizes por ser com o Chelsea", disseram os diretores Desportivos dos 'blues' Laurence Stewart e Paul Winstanley, citados numa nota do clube.