A 10.ª ronda do campeonato francês traz um cardápio de jogos muito interessantes para este fim de semana: Destaque para o Olympique de Marselha-Lyon, dois emblemas que têm vivido uma crise de resultados, a visita do líder Mónaco ao Lille de Paulo Fonseca, e a deslocação do Paris Saint-Germain ao terreno do Brest.

O capitão do PSG, Marquinhos, pode chegar aos 419 jogos com a camisola do clube de Paris se entrar em campo na partida frente ao Brest do próximo domingo. O defesa brasileiro pode superar Jean-Marc Pilorget, o jogador com mais partidas pelos parisienses (435), antes do final da temporada.

Na capital francesa desde 2013, quando chegou proveniente da Roma, Marquinhos contou com a confiança dos diversos treinadores da 'era catari' e não se limitou apenas a defender, mas também pôde demonstrar o instinto goleador, já contando com 38 golos ao serviço do clube.

A grande capacidade em finalizar de cabeça nas jogadas de bola parada pode oferecer soluções aos parisienses no jogo do domingo contra o Brest, equipa que tem surpreendido neste início de temporada e que foi líder da Ligue 1 durante uma ronda e que agora está em 5º, com 15 pontos.

O duelo entre Marselha e o Lyon é um confronto entre duas equipas em crise e obrigadas a vencer, o Lyon, por exemplo, é lanterna com apenas três pontos, após três empates, nas nove partidas que disputou.

O Marselha ainda não superou completamente o conflito entre os seus dirigentes e as claques, o levou mesmo a que o técnico Marcelino Toral prescindisse do cargo. Seu sucessor, Gennaro Gattuso, com forte personalidade, parece ter afastado o pessimismo. Mas o OM é 8.º, e logrou apenas uma vitória em quatro jogos desde a chegada do italiano (derrotas contra o Mónaco e Nice, primeiro e segundo na Ligue 1, respectivamente).

Por outro lado, o Lyon continua mergulhado na crise que o presidente John Textor quis evitar ao demitir Laurent Blanc, apesar da chegada de Fabio Grosso. Chegou mesmo até a cancelar um treino na terça-feira, exigindo responsabilização do balneário em relação aos casos que têm sido noticiados pela imprensa. Enquanto isso não há maneira da equipa encontrar um rumo. No último fim de semana, o Lyon averbou mais uma derrota, em casa, frente ao Clermont.

Já o Mónaco de Adi Hütter não terá vida fácil para a visita ao Lille (4.º), no domingo. Para este duelo, os monegascos podem perder a liderança se o Nice (2.º) vencer a partida de sexta-feira na visita ao Clermont (17.º).