Um golo solitário do internacional sub-21 português David da Costa deu hoje a vitória ao Lens no reduto do Marselha, adversário do Sporting na Liga dos Campeões, em jogo da 12.ª jornada da Liga francesa de futebol.

Aos 78 minutos, o jovem de 21 anos, que saiu do banco para mudar o jogo, rematou de fora da área, com um ‘tiro’ que ainda desviou num defesa antes de bater Pau López.

Com este resultado, o Lens é segundo, provisoriamente, com 27 pontos, mais um do que o Lorient, que só joga no domingo, e a cinco pontos do líder, o Paris Saint-Germain, que na sexta-feira abriu a ronda com um triunfo em Ajaccio (3-0).

Quanto aos marselheses, que contaram com Nuno Tavares no ‘onze’ titular, continuam numa crise de resultados na Ligue 1, com a terceira derrota seguida, e têm apenas uma vitória nas últimas cinco rondas, podendo perder no domingo o quarto lugar que ocupam, com 23 pontos.

No primeiro jogo do dia, o Lyon ‘sofreu’, mas levou de vencida o Montpellier, subindo ao oitavo lugar à condição, com um tento decisivo de Lacazette aos 90 minutos a estabelecer o 2-1 final fora de casa.

Antes, a equipa do guarda-redes português Anthony Lopes, titular, tinha-se adiantado por Aouar, aos 33 minutos, mas Wahi empatou, aos 70, pouco antes de uma expulsão para cada lado, pondo fora de campo Diomandé e Mavididi, com Lacazette a fazer a diferença no ’10 contra 10’.

Se o Lyon chegou aos 17 pontos e ao oitavo lugar, com a primeira vitória em outubro, o Montpellier está em ‘queda livre’ e somou a quarta derrota seguida, agora em 11.º com 12.

No domingo, o jogo de cartaz é a receção do Lille, treinado pelo português Paulo Fonseca, ao Mónaco, marcado para as 19:45 de Lisboa.