O FC Porto vai defrontar o Benfica na final do campeonato nacional de basquetebol 24/25, depois de na noite desta sexta-feira ter ido ao Pavilhão João Rocha bater o Sporting por 74-78 no jogo 3 da meia-final à melhor de 5 entre dragões e leões.

Depois de ter triunfado em casa nos dois primeiros jogos deste embate, o FC Porto sabia que nova vitória o colocava na final, enquanto o Sporting sabia que só uma vitória verde e branca impedia o fim de época prematuro dos leões.

E FC Porto saiu na frente e chegou ao final do primeiro período a vencer por 15-19. A vantagem de quatro pontos favorável aos azuis e brancos manteve-se ao intervalo (36-40). Mas o Sporting entrou com tudo no segundo tempo, passou para a frente e chegou mesmo a ter uma vantagem na casa da dezena de pontos, terminando o terceiro período precisamente com dez pontos de vantagem (63-53).

Só que no quarto período o FC Porto voltou a ser mais forte. Recuperou, recuperou a liderança no marcador a três minutos do fim e acabou mesmo por vencer.

Pela frente o FC Porto, 2.º classificado da fase regular, vai agora defrontar o Benfica, 1.º classificado, na final. As águias tinham já garantido a presença na final ao eliminarem nas meias-finais a Ovarense, também com três vitórias em três jogos.