O francês Jean-Louis Gasset é o novo treinador do Marselha, substituindo no cargo o italiano Gennaro Gattuso, informou hoje o clube que segue no nono lugar da liga gaulesa de futebol.

“É uma grande honra ingressar neste clube lendário. Mal posso esperar para começar a trabalhar, preparar os próximos compromissos e dar o melhor de nós mesmos”, disse Louis Gasset, de 70 anos, citado num comunicado de imprensa do Marselha.

Louis Gasset, que já orientou Montpellier, Saint-Etienne e Bordéus, chega ao Marselha após ter deixado o comando técnico da seleção da Costa do Marfim durante a Taça Africana das Nações (CAN), que o seu sucessor Emerse Faé acabaria por erguer.

O anúncio da chegada de Louis Gasset ao Marselha, clube que está a fazer uma época mediana e segue no nono lugar, surgiu após a confirmação da saída do treinador italiano Gennaro Gattuso, de 46 anos, após menos de cinco meses no cargo.

“O Marselha anuncia o fim da sua colaboração com Gennaro Gattuso”, refere o clube num breve comunicado de imprensa no qual agradece ao treinador italiano e à sua equipa o “envolvimento” e o “grande profissionalismo que demonstraram”.

Gennaro Gattuso chegou ao Marselha no final de setembro de 2023 para substituir o espanhol Marcelino, que saiu após cinco jogos e na sequência de uma reunião tempestuosa entre a direção do clube e os representantes dos adeptos.

Mas, e apesar de um inicio animador, o treinador italiano não venceu um único jogo no campeonato em 2024 e o Marselha está no nono lugar, com 30 pontos, a 23 do líder Paris Saint-Germain, e longe do apuramento para a Liga dos Campeões.

A saída de Gennaro Gattuso surge após a derrota de domingo em Brest (1-0), para a 22.ª jornada da liga francesa, na sequência da qual o treinador terá dito que não tinha mais soluções para dar a volta ao mau momento do Marselha.

A estreia no banco do Marselha de Louis Gasset, que foi adjunto de Laurent Blanc na seleção francesa e no Paris Saint-Germain, deverá acontecer na quinta-feira na receção ao Shakhtar Donetsk, na segunda mão do play-off da Liga Europa, que regista uma igualdade a 2-2.