A notícia está a ser avançada pelo 'Nice Matin': Leonardo Jardim deixou de ser treinador do Mónaco.

Diz o jornal que o português terá estado, este sábado, no centro de treinos do Mónaco a tratar dos termos da sua saída. Esta informação é confirmada pelo 'L' Equipe', que adianta que o sucessor de Leonardo Jardim deverá ser o espanhol Marcelino Garcia Toral, de 54 anos, técnico que em setembro foi afastado do comando técnico do Valência.

O Mónaco está no 7.º lugar da Liga Francesa com 28 pontos em 18 jogos, já a 10 do Marselha, segundo colocado e a 17 do líder PSG. A equipa monegasca já foi eliminada da Taça da Liga pelo Lille, depois de ter afastado o Marselha, de André-Villas Boas.

O técnico de 45 anos tinha voltado ao Mónaco há quase um ano, em substituição de Thierry Henry. A 25 de janeiro de 2018, os monegascos assinalaram o regresso do técnico madeirense, tendo celebrado contrato até junho de 2021. Thierry Henry tinha substituído Jardim em outubro de 2018.

O treinador português abandonou o comando técnico do Mónaco no dia 11 de outubro de 2018, na sequência da derrota caseira com o Rennes (2-1), que manteve a formação do Principado em zona de despromoção.

Após levar o Mónaco ao pódio da liga francesa durante quatro temporadas consecutivas, o português não resistiu aos maus resultados do início da época 2018/2019, no qual venceu apenas um dos 12 encontros oficiais disputados, ocupando o 18.º e antepenúltimo lugar do campeonato.

O antigo internacional francês Thierry Henry foi o sucessor de Jardim, mas, nos 20 jogos oficiais em que liderou a equipa, apenas conquistou quatro vitórias, duas das quais no campeonato, em que o Mónaco ocupa o 19.º e penúltimo posto, com 15 pontos.

Nas quatro temporadas ao serviço dos monegascos, Leonardo Jardim conquistou uma liga francesa, em 2016/17, época em que também conduziu o clube às meias-finais da Liga dos Campeões.

Antes de chegar ao clube do Principado, Leonardo Jardim tinha treinado, entre outros, o Sporting de Braga, o Olympiacos, da Grécia, e o Sporting.