Já passaram mais de dois meses desde que Portugal se sagrou campeão da Europa, mas Leonardo Jardim ainda não se esqueceu do momento vivido por milhões de portugueses. Em entrevista ao jornal francês L’ Equipe, o treinador português relembrou que já esteve ao comando de vários jogadores que se sagraram campeões da Europa.

“Estou orgulhoso pelo país, pelos adeptos, mais ainda por aqueles que trabalham no futebol português. Jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes. Eles são um pouco mais campeões da Europa que os restantes. Orientei muitos dos jogadores que venceram em julho o Europeu, não apenas João Moutinho e Ricardo Carvalho. Penso também nos jogadores do Sporting: Rui Patrício, Cédric, Adrien e William Carvalho. Foi um prazer ver todos eles vencer o Europeu.”

Para o antigo treinador do Sporting, a conquista do Euro2016 foi merecida e chegou atrasada. De acordo com o técnico, a memória de 2004 continuava viva e Fernando Santos fez um trabalho contínuo para conquistar o título.

“Isto foi o resultado de um trabalho de fundo. Nós falhámos algumas oportunidades, particularmente em 2004 (derrotados na final frente à Grécia). Desta vez, foi a nossa vez e é bom para a imagem do nosso futebol. Também dá uma boa imagem ao nosso país e isso faz com que esteja feliz”.

Leonardo Jardim está atualmente no Mónaco. O técnico português tem estado em grande no arranque da liga francesa. No entanto, foi derrotado por 4-0 na última jornada pelo Nice de Mario Balotelli.