A equipa cabo-verdiana Les Racines du Cap Vert, sediada em Nice, fez história domingo, ao qualificar-se para a segunda eliminatória da Taça de França em futebol, vencendo fora de portas o Etoile de Menton por 4-1.

Em jogo a contar para a fase de qualificação da edição 2013/14 da Taça de França, a equipa cabo-verdiana do Sul da França, por sinal um conjunto amador, deslocou-se a Mentom, zona fronteiriça entre Espanha a França para qualificar-se para a segunda fase.

Trata-se de um feito considerado histórico pelo director desportivo de Les Racines du Cap Vert, Anastácio da Veiga Rodrigues, “Zé Manuel”, para quem, simboliza «todo o esforço, empenho e dedicação» que o clube tem vindo a fazer com vista a promoção do futebol crioulo neste país europeu.

Segundo Zé Manuel, o clube festejou «com muito entusiasmo» este feito inédito na história do futebol da diáspora cabo-verdiana, pois que a equipa tem vindo há já algum tempo a mostrar o seu futebol, graças a forma como vem trabalhando para colocar os seus atletas em equipas do primeiro nível da França como Nice, Cannes.

Fundada há três anos nesta zona turística/balnear de França, a equipa tem vindo a despertar a atenção dos empresários e clubes de referência, por conseguir colocar no mercado futebolístico da França jovens promessas cabo-verdianos.

O clube tem uma estrutura orgânica concebida para atingir grandes patamares, segundo os seus responsáveis, e tem a sua disposição um campo de treino relvado na região de Nice.

Para além do futebol masculino, tem ainda uma equipa de futebol feminino e uma outra de veteranos, que vem acumulando títulos nas provas disputadas em França.

Les Racines Le Cap Vert ganhou o direito de disputar a Taça França pois que na temporada futebolística 2012/13 subiu de divisão ao ganhar o campeonato distrital.