O Lille atrasou-se hoje na luta pelo pódio da Liga francesa de futebol, ao perder em casa com o lanterna-vermelha Le Havre, na 21.ª jornada, com o Nice a aproveitar o ‘deslize’ para ascender ao terceiro lugar.
Depois de o Mónaco ter sido derrotado na véspera pelo líder Paris Saint-Germain, deixando o terceiro posto à mercê dos perseguidores, o Lille, que era quarto, falhou o ‘assalto’ ao pódio, com uma surpreendente derrota por 2-1 com o até hoje lanterna-vermelha do campeonato francês.
A equipa da casa, que contou com o português André Gomes em campo na primeira parte, esteve perto de marcar aos 35 minutos, por Jonathan David, mas foi mesmo o Le Havre a adiantar-se três minutos depois, com Ahmed Hassan a ser assistido por Issa Soumaré para o 1-0.
O agora penúltimo classificado (à condição) da Liga francesa, com 17 pontos, provocou um verdadeiro ‘escândalo’ no Estádio Pierre-Mauroy ao fazer o segundo golo aos 56 minutos: após um canto eximiamente convertido por Zouaoui, a bola ressaltou várias vezes, numa jogada confusa, até Soumaré encontrar o caminho da baliza.
Eliminado esta semana dos ‘oitavos’ da Taça de França pelo Dunkerque, equipa do segundo escalão francês de futebol treinada pelo português Luís Castro, o Lille ainda reduziu, nos descontos, pelo ‘reforço’ inglês Akpom (90+7).
Assim, a equipa de Bruno Genesio somou um novo desaire, o segundo em três jornadas do campeonato, descendo à quinta posição da Ligue 1 (tem 35 pontos), por ‘culpa’ do Nice, que venceu o seu duelo com o Lens, por 2-0.
Depois da traumática derrota durante a semana frente ao Stade Briochin – foi eliminado pela equipa do quarto escalão nos ‘oitavos’ da Taça de França -, e de dois empates nas partidas anteriores, o Nice precisava de uma vitória para recuperar a confiança e, logo aos 10 minutos, adiantou-se graças um penálti convertido por Gaetan Laborde.
Frente a um rival direto na luta pelos postos europeus, a equipa da casa tardou em conseguir ampliar o marcador, uma missão que ficou facilitada com a expulsão, por acumulação de amarelos, do argentino Facundo Medina, aos 57 minutos.
Apenas sete minutos depois Jonathan Clauss fez o resultado final, que permitiu ao Nice não só distanciar-se do Lens, que é sexto com 33 pontos, como assumir o último lugar do pódio, com 37, os mesmos do Mónaco, que é quarto.
A Ligue 1 é liderada pelo Paris Saint-Germain com 53 pontos, com o Marselha em segundo, com menos um jogo e 40 pontos.
Comentários