O Mónaco, atual segundo classificado na Liga francesa de futebol, perdeu hoje em Saint-Étienne e corre o risco de ver o atraso para o Paris Saint-Germain aumentar para oito pontos, no final da 27.ª jornada.

Para que isso aconteça, o campeão em título terá de bater no domingo o Marselha, no encerramento da ronda.

Destaque ainda, nos jogos já disputados, para as vitórias fora de Guingamp e Toulouse, a reforçar as posições na zona de tranquilidade da classificação destes clubes.

Com o 2-0 sobre o Mónaco no estádio Geoffroy-Guichard, o Saint-Etienne confirma-se como a grande revelação da época e sobe a terceiro, com 48 pontos, a 13 do Paris SG e oito do Mónaco. Lemoine, aos 17 minutos, e Hamouna, aos 67, marcaram os golos da equipa da casa.

Ricardo Carvalho e João Moutinho foram titulares pelo Mónaco, com o médio português a sair ao intervalo, por opção tática de Claudio Ranieri.

Em Rennes, Nélson Oliveira viu do banco de suplentes a derrota dos anfitriões (2-0). Thibaut Giresse, aos 55, e Moustapha Yatabaré, aos 90+5, de grande penalidade, fizeram os golos do Guingamp.

Eden Ben Basat (65) e Wissan Ben Yedder (90+2) apontaram os golos do Toulouse em Nice (2-0), na outra vitória fora da ronda.

O Evian recebeu e bateu o Nantes, por 2-0, resultado que também se verificou no Sochaux-Bordéus. Vitória por 3-1 do Stade de Reims sobre o Valenciennes e empate no Lorient-Bastia, 1-1.

A jornada termina no domingo, com o líder a receber o Marselha, quinto classificado, enquanto que o Lille, atual quarto, pode reapossar-se do terceiro lugar, se ganhar em casa do Ajaccio, "lanterna vermelha" do campeonato.