O Mónaco anunciou este sábado a saída de Leonardo Jardim do comando técnico da equipa principal dos monagascos.

O clube agradece, nas palavras do vice-presidente do clube Oleg Petrov, o trabalho realizado pelo português no clube do Principado.

"Gostaria de agradecer a Leonardo Jardim por todo o trabalho que fez e por todos os sucessos alcançados nos últimos anos. Leonardo e a sua equipa técnica deram o seu máximo para manter o clube na Ligue 1 na última época e dar o lugar merecido à equipa no campeonato. Desejamos-lhe o melhor para o futuro", afirmou.

O clube anunciou ainda Robert Moreno como o novo técnico da equipa principal, com um contrato válido até junho de 2020, que irá iniciar o seu trabalho ainda esta semana.

Moreno regressa ao trabalho depois da sua saída da seleção espanhol envolta em polémica.

Já Leonardo Jardim deixa o Mónaco no 7.º lugar da Liga Francesa com 28 pontos em 18 jogos, já a 10 do Marselha, segundo colocado e a 17 do líder PSG.. A equipa monegasca já foi eliminada da Taça da Liga pelo Lille, depois de ter afastado o Marselha, de André-Villas Boas.

O técnico de 45 anos tinha voltado ao Mónaco há quase um ano, em substituição de Thierry Henry. A 25 de janeiro de 2018, os monegascos assinalaram o regresso do técnico madeirense, tendo celebrado contrato até junho de 2021. Thierry Henry tinha substituído Jardim em outubro de 2018.

O treinador português abandonou o comando técnico do Mónaco no dia 11 de outubro de 2018, na sequência da derrota caseira com o Rennes (2-1), que manteve a formação do Principado em zona de despromoção.

Após levar o Mónaco ao pódio da liga francesa durante quatro temporadas consecutivas, o português não resistiu aos maus resultados do início da época 2018/2019, no qual venceu apenas um dos 12 encontros oficiais disputados, ocupando o 18.º e antepenúltimo lugar do campeonato.

O antigo internacional francês Thierry Henry foi o sucessor de Jardim, mas, nos 20 jogos oficiais em que liderou a equipa, apenas conquistou quatro vitórias, duas das quais no campeonato, em que o Mónaco ocupa o 19.º e penúltimo posto, com 15 pontos.

Nas quatro temporadas ao serviço dos monegascos, Leonardo Jardim conquistou uma liga francesa, em 2016/17, época em que também conduziu o clube às meias-finais da Liga dos Campeões.

Antes de chegar ao clube do Principado, Leonardo Jardim tinha treinado, entre outros, o Sporting de Braga, o Olympiacos, da Grécia, e o Sporting.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.