O Saint-Etienne garantiu hoje um lugar na Liga Europa da próxima época após vencer o Montpellier, por 2-0, e beneficiar do triunfo do Marselha 4-2 sobre o Lyon, na 36.ª jornada do campeonato francês de futebol.

O extremo francês Romain Hamouma (47) e o ponta de lança turco Mevlüt Erdinç (57) fizeram o resultado que garante a Liga Europa e ainda permite à equipa de Christophe Galtier sonhar com fase de qualificação para a Liga dos Campeões, caso consiga anular os cinco pontos de desvantagem para o Lille nas últimas duas jornadas.

O Lyon de Anthony Lopes ainda alimentava a ilusão da Liga Europa, mas a derrota em Marselha fez ruir as aspirações: Diawara (14 minutos) e Thauvin (26) colocaram os locais na frente, Mvuemba (40) reduziu, mas Gignac (48 e 56) resolveu, de nada valendo o tento final de Gomis (82).

O Valenciennes foi despromovido após derrota caseira com o Bordéus, por 1-0, com um golo de Faubert (74), num desafio em que Maor Melikson falhou um penálti madrugador para os anfitriões.

O Sochaux ainda acredita na manutenção, após derrotar o Nice por 2-0, ficando a um só ponto do Evian, que perdeu 1-0 no terreno do Stade de Reims, tendo desperdiçado um penálti nos minutos finais.

Na qarta-feira, o Paris Saint-Germain pode celebrar o título em casa, frente ao Rennes, duas horas depois de o Mónaco, de João Moutinho e Ricardo Carvalho, iniciar a receção ao Guigamp.

Os parisienses têm oito pontos de vantagem quando há apenas nove em disputa.