Está a dar que falar em França um momento caricato na conferência de imprensa de antevisão do Paris Saint-Germain à receção desta terça-feira à Juventus, para a Liga dos Campeões, que contou com a presença do treinador Christophe Galtier e do avançado Kylian Mbappé.

Já no final da conferência de imprensa, e face à crise energética que afeta a Europa, os dois foram questionados sobre um tweet do responsável dos TGVs em França que depois de ver Verrati partilhar um vídeo do jato privado em que o PSG se deslocou para o encontro com o Nantes, para a Ligue 1, convidou o clube parisiense a reconsiderar, por se tratar de uma viagem, feita em TGV, não durava duas horas, e a passar a deslocar-se por esse meio, disponibilizando-se para adaptar o mesmo às necessidades do clube.

Um jornalista perguntou a Galtier se tinha falado do assunto com os jogadores. A pergunta gerou risos entre Galtier e Mbappé e o técnico, tentando fazer uma cara séria, respondeu. "Desculpem! Já estava a ver que ão me iam colocar essa questão. Para ser honesto, ainda esta manhã falámos com a empresa que organiza as nossas deslocações e estamos a ver se nos podemos passar a deslocar num carro à vela", ironizou enquanto a seu lado Mbappé não conseguia conter as gargalhadas.

A pergunta foi, depois, dirigida ao internacional francês que, já quando se levantava para abandonar a sala, respondeu: "Ah, eu? Não penso nada sobre isso".

Os risos e a resposta não caíram bem junto do governo francês, que recordou que o comboio é uma opção válida e que já é usada por outras equipas noutros países, com o ministro da Economia, Bruno Le Maire, a deixar críticas a Mbappé. "Adoro Mbappé, mas pode acontecer a qualquer um começar a rir no momento errado e penso que este foi o momento errado para rir. Devemos levar as questões climáticas muito a sério", frisou.