Os velejadores olímpicos Diogo Costa e Carolina João mantiveram-se , na sexta-feira, em quinto na frota de ouro de 470 no Troféu Princesa Sofia, em Espanha, enquanto Mafalda Pires de Lima continuou sétima no kite, em Palma de Maiorca.

Um dia antes da ‘medal race’, a última prova da competição, com pontos a dobrar, os portugueses persistiram com o bom desempenho, com Diogo e Carolina, quintos em Paris2024, a conseguirem um sexto e um 14.º lugares.

Somam agora 61 pontos, em evento liderado pelos britânicos Martin Wringley e Bettine Harris, com 29 pontos, seguidos pelos italianos Elena Berta e Giulio Calabro, com 48 pontos, menos três do que os alemães Simon Diesch e Anna Markfort, que caíram para terceiro.

Dependendo da conjugação de resultados, a dupla nacional ainda pode aspirar, no máximo, à segunda posição.

A outra tripulação portuguesa na classe, de Beatriz Gago e Rodolfo Pires, baixou duas posições e concluiu assim em 20.º, com 110 pontos, uma vez que a ‘medal race’ se destina aos 10 melhores.

Mafalda Pires de Lima averbou um 10.º e um 11.º e com isso manteve-se em sétimo, com 131 pontos, em evento liderado pela chinesa Wan Li, com 52 pontos: este sábado, a atleta lusa, 14.ª em Paris2024, até poderá vencer, uma vez que o sistema competitivo desta classe prevê agora mais três séries eliminatórias com os oito primeiros - os pontos acumulados deixam de contar -, o que, na prática, lhe permite ainda chegar ao título.

Todos os outros portugueses no Troféu Princesa Sofia competição terminaram na sexta-feira o seu desempenho em Palma de Maiorca, incluindo Tomás Pires de Lima, que venceu a frota de prata de kite, o 26.º da geral, com 98 pontos, após dois segundos lugares e um sexto, concluindo com folgados 21 pontos de avanço para o 27.º.

Em Ilca 7, na frota de prata, Lourenço Mateus venceu uma das regatas e com isso subiu nove posições, concluindo em 66.º, enquanto João Pontes galgou 10 posições para terminar em 88.º e Francisco Fonseca, na frota de bronze, a ser 132.º.

Em Ilca 6, igualmente na frota de prata, Maria Figenschou e Luísa Peres mantiveram as posições de véspera, respetivamente 89.ª e 93.ª.

Em iqfoil, Ricardo Correia permaneceu em 91.º.

Portugal está representado no Troféu Princesa Sofia, uma das duas provas da época a juntar todas as classes olímpicas, juntamente com a francesa semana de Hyeres, com 12 competidores, distribuídos por cinco classes.